MotoGP: campeonato vai manter 19 provas em 2019

MotoGP
MotoGP

O Campeonato do Mundo de MotoGP de 2019 não vai contar com novidades em matéria de  Grandes Prémios comparativamente com a época de 2018.

A Dorna, promotora do campeonato, revelou esta terça-feira o calendário provisório relativo à próxima temporada, apesar de ter sido revelada a possibilidade de entrada do  México no mundial o que não vai para já acontecer.

Os esforços da Dorna para adicionar uma 20.ª corrida ao calendário, no México, acabaram por não resultar , em grande parte devido a preocupações de segurança do Autódromo Hermanos Rodriguez na Cidade do México para corridas de moto.

Já a pista KymiRing, em construção na Finlândia, que deveria sediar sua primeira corrida da MotoGP em 2019, não vai estar concluída a tempo de entrar no calendário da próxima temporada.

Assim o campeonato do próximo ano, que vai marcar a estreia de Miguel Oliveira no MotoGP, vai contar com 19 Grandes Prémios, e volta a começar no Qatar, a 10 de março, antes de seguir para a América do Sul, com a passagem pela Argentina a acontecer a 31 de março. Já o GP da Américas terá lugar a 14 de abril

À Europa o MotoGP só chega  em maio, no dia 5, quando se disputar no Circuito de Jerez, em Espanha, o quarto Grande Prémio da temporada. Já a ronda asiática arranca com a Tailândia a 6 de outubro.

O fim de temporada e como sempre está marcado para o circuito Ricardo Tormo em Valência, palco do GP da Comunidade Valenciana.

A grande novidade do calendário provisório para 2019 é o facto da pausa de verão ter sido aumentada, depois da pouca duração desta em 2018 ter sido alvo de críticas por parte dos pilotos. Assim entre os Grandes Prémios da Alemanha e República Checa teremos quatro semanas de paragem do campeonato, contrastando com as três da temporada de 2018.

Calendário provisório MotoGP 2019:

Ronda Evento Circuito Data
1 GP do Qatar Circuito de Losail  10 março
2 GP da Argentina Circuito Termas de Rio Hondo 31 março
3 GP das Américas Circuito das Américas  14 abril
4 GP de Espanha Circuito de Jerez-Ángel Nieto 05 maio
5 GP de França Le Mans 19 maio
6 GP de Itália Autódromo de Mugello 02 junho
7 GP da Catalunha Circuito de Barcelona-Catalunya 16 junho
8 GP da Holanda Circuito de Assen 30 junho
9 GP da Alemanha  Sachsenring 07 julho
10 GP da República Checa  Autódromo de Brno 04 agosto
11 GP da Áustria  Red Bull Ring - Spielberg 11 agosto
12 GP da Grã-Bretanha Circuito de Silverstone 25 agosto
13 GP de São Marino Circuito Marco Simoncelli 15 setembro
14 GP de Aragão MotorLand Aragon 22 asetembro
15 GP da Tailândia  Chang International t 06 outubro
16 GP do Japão Twin Ring Motegi 20 outubro
17 GP da Austrália  Phillip Island 27 outubro
18 GP da Malásia  Sepang 03 novembro
19 GP de Valência  Circuito Ricardo Tormo 17 novembro

Comentários

Veja mais