F1: Vettel vence o GP da Grã-Bretanha

  • Redação Autoportal
Sebastian Vettel (Lusa)
Sebastian Vettel (Lusa)

Sebastian Vettel venceu o GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1, aumentando assim a diferença que o separa de Lewis Hamilton nas contas do campeonato. O alemão da Ferrari fez uma corrida espectacular e consegui regressar às vitórias em Silverstone na casa da Mercedes.

Hamilton terminou na segunda posição e Kimi Raikkonen, apesar de uma penalização de 10s, acabou por ocupar o último lugar do pódio.

Vettel, que partiu do segundo lugar da grelha de partida, liderou a corrida desde a primeira volta, ao beneficiar da saída de pista de Hamilton na primeira volta, após um toque com o finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari), que o relegou para o último lugar, com o piloto da Ferrari a ser penalizado em 10s.

O britânico da Mercedes era assim obrigado a realizar uma corrida de trás para a frente e até à mudança de pneus, Hamilton mostrou um ritmo impressionante galgando até ao quinto lugar.

Numa corrida muito emotiva e com a indecisão a manter-se até ao final, a vantagem de Vettel sobre os seus mais diretos adversários acabou por desaparecer à volta 32 das 52 do GP da Grã-Bretranha, com a entrada pela primeira vez em pista do Safety Car , devido a um despiste de Ericsson.

A Ferrari aproveitou a ocasião para mudar pela segunda vez pneus aos carros dos seus pilotos e a Mercedes, já não fez por não ter mais pneus disponíveis. Com a saída do Safety Car  de pista, Bottas defendeu-se com unhas e dentes dos ataques de Vettel que era segundo, na frente de Hamilton e Verstappen que era o melhor Red Bull em pista.

Atrás de Verstappen surgia Raikkonen que desde cedo mostrou um melhor ritmo do que aquele que era evidenciado pelos Red Bull e por isso não foi de estranhar que o finlandês começasse a apertar com o belga de forma a tentar ultrapassa-lo.

À volta 39 o Safety Car  volta a entrar em pista, desta vez devido a um acidente entre Sainz e Grosjean, o que voltava a deixar o pelotão compacto. Mas não tardou muito a que Safety Car  saísse de pista, o que permitiu de imediato o ataque de Raikkonen a Verstappen, desta vez com sucesso. O piloto da Ferrari subia assim à quarta posição e o belga acabou por abandonar, poucas voltas depois.

Na frente, depois de algumas tentativas, Vettel consumou a ultrapassagem a Bottas a cinco voltas do final. O finlandês da Mercedes, com os pneus nas últimas, começa a andar para trás e desce de segundo para quarto, ultrapassado por Hamilton e Raikkonen.

A fechar o top cinco desta 10.ª ronda do Mundial de Fórmula 1, Bottas que foi quarto a 8,883s do vencedor, enquanto Ricciardo acabou na quinta posição a 9,500s de Vettel.

Nico Hulkenberg foi sexto na frente de Esteban Ocon, Kevin Magnussen, Fernando Alonso e Sergio Perez, que completaram o top 10. 

Com a vitória no GP da Grã-Bretanha. Sebastian Vettel mantém a liderança do campeonato, agora com 171 pontos, enquanto Hamilton é segundo com 163 pontos. O terceiro lugar do campeonato é ocupado por Raikkonen com 116

Veja o filme da corrida aqui

 

 

Comentários

Veja mais