Rampa Histórica do Caramulo conta com 70 automóveis históricos

O número de inscritos para a edição deste ano é superior ao registado em 2017
Texto
Rampa Histórica do Caramulo
Rampa Histórica do Caramulo

Cerca de 70 automóveis históricos, clássicos e de competição vão participar na Rampa Histórica do Caramulo, uma das principais atrações do Caramulo Motorfestival, que se realiza já no próximo fim de semana, em Tondela.

Os automóveis vão participar nas categorias de Velocidade e de Regularidade e superam o número de concorrentes da edição de 2017.

A lista de inscritos na Rampa Histórica do Caramulo inclui cinco equipas femininas, equipas de várias nacionalidades e um trio de Ferrari dos anos 50.

Segundo a organização do XIII Caramulo Motorfestival, “o mais antigo é o Ferrari 166 MM Barchetta Touring, de 1950”, que foi “o primeiro modelo da marca a entrar em Portugal, em 1950, e que se encontra fora do país há 55 anos, regressando agora a casa”.

Os outros dois são “o Ferrari 195 Inter Vignale, de 1951, o primeiro automóvel de turismo fabricado pela casa de Maranello, cujo número total de chassis não ultrapassou os 26”, e “o Ferrari 500 Mondial de 1955, tipo ‘barchetta’, com uma carroçaria Scaglietti, um raríssimo automóvel que terá na Rampa Histórica do Caramulo a sua estreia em provas e eventos desportivos nacionais”, acrescenta.

A organização sublinha que “este automóvel de competição é um dos modelos da marca mais raros do mundo, sendo que o exemplar em questão é considerado como um dos mais originais, mantendo ainda o seu motor de fábrica”.

O traçado da Rampa Histórica do Caramulo “tem um desenho ímpar, sinuoso e bem asfaltado, que se estende ao longo de 2,8 quilómetros”, explica.

“Sem curvas lentas, assume-se como uma rampa rápida, com duas retas onde os automóveis podem atingir elevadas velocidades, terminando depois a prova no sopé da serra”, acrescenta.

A organização lembra que o Caramulo Motorfestival deste ano conta também com nomes conhecidos do desporto motorizado, como Valentino Balboni, Cyril Neveu, Pedro Lamy e André Villas-Boas.

O Caramulo Motorfestival é desde este ano organizado pelo Museu do Caramulo, em parceria com o Automóvel Club de Portugal.

VEJA TAMBÉM:

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”