MotoGP: Dovizioso volta a guardar-se para a última volta

Andrea Dovizioso - GP Japão
Andrea Dovizioso - GP Japão

Andrea Dovizoso venceu neste domingo o GP do Japão de MotoGP voltando a bater Marc Márquez na última volta da corrida reduzindo a diferença para o líder do Mundial.

Numa repetição daquela que terá sido a corrida da época na Áustria, o piloto da Ducati voltou a bater o da Honda após mais um duelo intenso no final, desta vez à chuva.

Danilo Petrucci dominou a primeira parte de uma corrida que confirmou a má prestação das Yamaha. Johann Zarco (da satélite Tech 3) ficou logo para trás no arranque perdendo a vantagem da pole-position e terminado na oitava posição à frente de Maverick Viñales.

Valentino Rossi voltou a cair neste fim de semana e acabou a corrida ainda a 19 voltas do final. O italiano retirou-se a caminhar pela escapatória quando o piloto da Pramac Ducati dominava na pista molhada. Petrucci foi liderando até que Márquez decidiu atacar.

A meio da prova, o campeão do mundo passou para a frente da corrida. Mas não chego sozinho à frente. Atrás do piloto da Honda veio Dovizioso, que também passou o compatriota para o duelo final com o espanhol que ficou anunciado.

As expetativas não foram defraudadas e voltou a assistir-se a mais três últimas voltas de cortar a respiração. A quatro curvas do fim, o italiano desferiu o ataque que o deixou na frente ficando guardada para a última curva a resposta e Márquez, mas que Dovizioso não permitiu que se concretizasse entrando na frente para a reta a meta e bandeirada de xadrez.

A três provas do final o Mundial de MotoGP, Dovizioso obteve a quinta vitória da temporada (as mesmas de Máquez) e reduziu para 11 pontos a diferença para o líder, numa luta que ficou, talvez em definitivo, reservada para os dois.

Classificação do GP do Japão (MotoGP):

1. Andrea Dovizioso (Ducati), 47m14.236s

2. Marc Márquez (Honda), +0.249s

3. Danilo Petrucci (Pramac Ducati), +10.557s

4. Andrea Iannone (Suzuki), +18.845s

5. Álex Rins (Suzuki), +22.982s

6. Jorge Lorenzo (Ducati), +24.464s

7. Aleix Espargaró (Aprilia), +28.010s

8. Johann Zarco (Tech 3 Yamaha), +29.475s

9. Maverick Viñales (Yamaha), +36.575s

10. Loriz Baz (avintia Ducati), +48.506s

(...)

Classificação do Mundial de MotoGP:

1. Marc Márquez (Honda), 244 pontos

2. Andrea Dovizioso (Ducati), 233

3. Maverick (Yamaha), 203

4. Dani Pedrosa (Honda), 170

5. Valentino Rossi (Yamaha), 168

(...)

Comentários

Veja mais