Toyota são desclassificados e Alonso perde vitória em Silverstone

  • Redação Autoportal
Fernando Alonso
Fernando Alonso

A Toyota acabou por ter os dois carros desclassificados das 6 Horas de Silverstone, o que significa também que Fernando Alonso (com Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima) perdeu a terceira vitória consecutiva no Mundial de Endurance (WEC).

“0s dois Toyota foram dados como não estando em conformidade com o artigo 3.5.6.d do Regulamento Técnico LMP1-H de 2018 que respeita à deflexão do bloco”, informa o site do WEC acrescentando que “a Toyota tem a intenção de recorrer das Decisões” e que, “por isso, os resultados da corrida permanecem provisórios”.

O Toyota TS050 Híbrido #8 de Alonso, Buemi e Nakajima foi o primeiro a cortar a meta na terceira prova desta Super Época 2018/19 do WEC seguido do Toyota #7 de Mike Conway, José Maria Lopez e Kamui Kobayashi. Mas o domínio dos carros nipónicos acabou, entretanto, por cair por terra.

A vitória foi assim atribuída ao Gibson da Rebellion Racing com o #3 pilotado por Gustavo Menezes, Thomas Laurent e Mathias Beche. Ao segundo lugar foi promovido o carro #1 da Rebellion, com Neel Jani e André Lotterer ao volante, enquanto o terceiro lugar das 6 Horas de Silverstone ficou para o carro #17 da SMP Racing com Stéphane Sarrazin e Egor Orudzhev.

A Toyota explicou que os seus carros não sofreram alterações na parte em questão e que as falhas detetadas estarão relacionadas com os novos corretores da pista de Silverstone.

“Ambos os carros sofreram danos nos respetivos fundos à frente durante a corrida devido a impactos nos novos corretores de Silverstone. Lamentavelmente, isto também provocou que amos os carros falhassem os testes de deflexão no escrutínio pós-corrida. Como resultado, os comissários desclassificaram ambos os carros. O design e a construção da parte em questão não mudou desde a sua introdução no começo da época de 2017. Desde então, passou com sucesso testes semelhantes, mais recentemente, em Spa nesta temporada.”

A próxima etapa do WEC, a quarta do calendário, está marcada para 14 de outubro com as 6 Horas de Fuji.

Comentários

Veja mais