F1: Verstappen ganha na Áustria e Vettel volta ao comando do Mundial

Max Verstappen (Lusa)
Max Verstappen (Lusa)

Max Verstappen ficou com a vitória do GP da Áustria de Fórmula 1. Sebastian Vettel recuperou a liderança do Mundial.

Estes são os resultados práticos da emocionante Corrida deste domingo no Red Bull Ring após a nona prova de um campeonato que não está menos entusiasmante.

O Mundial volta a mudar de líder mais uma vez e está imprevisível, assim como o foi a prova desta tarde cujo desfecho também foi incerto até final e passou pelo abandono dos dois Mercedes...

Os Flecha de Prata partiram da frente da grelha e assim se posicionaram com o apagar dos semáforos, mas a troca de posições entre ambos. Lewis Hamilton arrancou para líder enquanto Bottas não conseguiu segurar a pole position.

O finlandês da Mercedes chegou a ser surpreendido pelo arranque canhão de Kimi raikkonen, mas o piloto da Ferrari abusou no ímpeto e acabou mesmo por ficar para trás (quando voltou às trajetórias corretas) não só de Bottas como de Verstappen, que controlou melhor o seu também ótimo arranque.

Vettel não teve a melhor partida, mas foi tratando de colocar o Ferrari a postos para o que caísse em sorte... Os deuses da corrida começaram a fazer das suas ainda no primeiro quinto das 71 voltas. E Bottas abandonou com problemas no carro.

A paragem do Mercedes obrigou a um Safety Car Virtual e enquanto Ferrari e Red Bull aproveitaram logo para ir às boxes trocar de pneus, a equipa alemã decidiu manter Hamilton em pista – foi uma má decisão.

Quando Hamilton fez troca o inglês regressou à pista em quarto lugar, entre os Ferrari de Raikkonen e Vettel. Na frente, ficaram os Red Bull de Verstappen e Daniel Ricciardo. Preparava-se a segunda parte da Corrida… Raikkonen ganhou o segundo lugar a Ricciardo. Vettel ganhou o 3.º a Hamilton no rescaldo de nova paragem do australiano nas boxes...

Na frente, Verstappen resistia bem à degradação dos pneus que afetou muito Hamilton e o seu companheiro de equipa. Atrás do holandês, os Ferrari de Raikkonen e Vettel também correspondiam sem azares e sem erros ao que a sorte da Corrida foi ditando.

E enquanto a má sorte de Ricciardo e Hamilton só parou com os respetivos abandonos, Verstappen caminhou para a sua primeira vitória da época (a quarta da carreira) e a estreia da Red Bull a ganhar em casa no seu circuito.

Mesmo com Kimi Raikkonen seguro no segundo lugar à sua frente, Vettel viu com o terceiro lugar (e sem Hamilton em pista) cair-lhe no colo a liderança do Mundial (por um ponto), que tem trocado de mãos entre si e o inglês num campeonato que já teve quatro pilotos vencedores diferentes nas nove corridas realizadas (com a Ferrari a recuperar também a liderança à Mercedes nos Construtores).

O Filme da Corrida.

Classificação do GP da Áustria de F1:

1. Max Verstappen (Red Bull)

2. Kimi Raikkonen (Ferrari)

3. Sebastien Vettel (Ferrari)

4. Romain Grosjean(Haas)

5. Kevin Magnussen (Haas)

6. Esteban Ocon (Force India)

7. Sergio Pérez (Force India)

8. Fernando Alonso

9. Charles Leclerc (Sauber)

10. Marcus Ericsson (Sauber)

11. Pierre Gasly (Toro Rosso)

12. Carlos Sainz Jr. (Renault)

13. Lance Stroll (Williams)

14. Sergey Sirotkin (Wiliams)

Abandonos

15. Stoffel Vandoorne (McLaren)

16. Lewis Hamilton (Mercedes)

17. Brendon Hartley (Toro Rosso)

18. Daniel Ricciardo (Red Bull)

19. Valtteri Bottas (Mercedes)

20. Nico Hulkenberg (Renault)

[Lance Stroll ainda recebeu uma penalização de 10 segundos por ter desrespeitado bandeiras azuis e acabou por trocar de posição com Sergey Sirotkin na classificação final] 

Classificação do Mundial de Pilotos:

Classificação do Mundial de Construtores:

1. Ferrari, 247 pontos

2. Mercedes, 237

3. Red Bull, 189

4. Renault, 62

...

O Mundial de F1 prossegue em Silverstone com o GP da Grã-Bretanha já no próximo fim de semana.

Comentários

Veja mais