FIA diz que movimento de Bottas antes da partida é permitido

Fórmula 1
Fórmula 1

A FIA veio a público esclarecer que os movimentos realizados por Valtteri Bottas antes das luzes vermelhas se apagarem no arranque do Grande Prémio da Áustria estão dentro do permitido.

Em comunicado, o organismo explica que estão autorizados pequenos movimentos nos monolugares, pois os pilotos precisam de fazer pequenos ajustes na embraiagem.

“Hoje o Valtteri não ultrapassou este muito pequeno limite antes do arranque. Fez uma excelente partida, tendo conseguido avaliar muito bem quando as luzes se iam apagar”, disse um porta voz da FIA.

A situação chegou a ser investigada pela Direção de Corrida, que decidiu não penalizar o piloto da Mercedes. A Direção de Corrida diz que o tempo de reação de Bottas foi de 201 milésimos e que os sensores instalados no asfalto não indicaram que o Mercedes terá saído da sua posição na grelha antes das luzes se apagarem por completo.

A verdade é que durante a corrida, as redes sociais já estavam em “polvorosa” com imagens de repetições a mostrar que o Mercedes se mexeu antes das luzes vermelhas se apagarem, algo que também foi captado pelo sistema de telemetria do monolugar.

Porém, o sensor que realmente conta para a determinação de uma falsa partida é a localização na posição de partida e, neste caso, Bottas passou já com as luzes vermelhas apagadas. No entanto, a própria FIA admite que existe uma margem de erro.

Comentários

Veja mais