GP da Malásia: Ferrari na frente em dia acidentado

GP da Malásia (Ferrari)
GP da Malásia (Ferrari)

O primeiro dia de Treinos Livres do GP da Malásia de Fórmula 1 começou com chuva a adiar o início dos trabalhos e terminou com um acidente a antecipar o seu termo. Na frente dos TL2 ficaram os dois Ferrari com uma larga vantagem sobre a concorrência.

Fortes aguaceiros em Sepang atrasaram os TL1 em cerca de meia hora condicionando a sessão não só no tempo de duração, mas também no desenrolar dos trabalhos feitos apenas com pneus intermédios ou de chuva na pista molhada.

Na adaptação as estas condições – que levaram a várias saídas de alguns carros – os dois Red Bull dominaram os primeiros treinos com Max Verstappen a cavar ainda uma distância de 7 décimos de segundo para Daniel Ricciardo.

Fernando Alonso foi o terceiro piloto mais rápido na adaptação à chuva – com metade das voltas dos dois primeiros – ficando à frente das duplas da Ferrari e da Mercedes. E Pierre Gasly também esteve em bom plano no seu fim de semana de estreia na F1 com o nono tempo.

Já com a pista seca, o TL2 foram então dominados pelos Ferrari e por Sebastian Vettel em concreto, com Sebastian Vettel a entrar a to o gás e a dar início à sucessão de quebras dos recordes da pista.

Os Red Bull ainda deram luta aos carros vermelhos – desta vez com Ricciardo mais forte –, mas acabaram por ser os pilotos da Scuderia a mandar na folha de tempos senod os únicos no segundo 31, com Vettel mais rápido 6 décimos de segundo do que Kimi Raikkonen – e 8 décimos do que o australiano.

Fernando Alonso voltou a colocar o McLaren à frente dos Mercedes, que não conseguiram melhor do que 1.4 segundos de distância para o alemão da Ferrari numa sessão que acabou encurtada em cerca de 20 minutos depois do acidente de Romain Grosjean.

O Haas do piloto francês acabou vítima de uma tampa de saneamento levantada já depois da passagem de outros pilotos pelo mesmo local. As várias passagens acabaram por deixar a tampa fora do sítio e numa posição de cunha que desfez a roda traseira do Haas quando lhe passou por cima e levou Grosjean a sair disparado pela escapatória.

Tempos dos TL2:

O fim de semana na Malásia prossegue neste sábado – manhã bem cedo em Portugal.

Comentários

Veja mais