Truque da Ferrari denunciado por ex-funcionário

  • Luís Neves
Ferrari
Ferrari

A quebra de desempenho da Ferrari na qualificação para o GP do Azerbaijão poderá estar relacionada com o esclarecimento da FIA emitida logo após o GP do Canadá, reiterando de que era expressamente proibido injetar óleo na gasolina a queimar nos motores, de forma a aumentar o desempenho em qualificação.

A explicação surgiu de onde menos se esperava, mais concretamente do diretor da Red Bull. “A culpa é de um senhor de cinzento que antes se vestia de vermelho”, afirmou Christian Horner, referindo-se a James Allison que foi diretor técnico da Ferrari até aos primeiros meses de 2016 e que, este ano, substituiu Paddy Lowe na Mercedes.

“Há alguém que agora já não trabalha na equipa vermelha, mas sabia que isto estava a acontecer”, reiterou Horner ao jornal austríaco ‘Osterreich’. “Essa pessoa foi quem levantou a questão à FIA”, acrescentou.

Allison estará a par dos segredos do SF70H que, segundo já foi revelado por Toto Wolff, começou a ser trabalhado em dezembro de 2015, sabendo por isso muita coisa sobre o projeto.

Entre o que sabe encontra-se o sistema de injeção de óleo na gasolina que garantiria uma combustão de enorme eficácia e um acréscimo de potência. O óleo em questão estaria dentro de um pequeno depósito suplementar, tendo especificações diferentes das do usado para a lubrificação e só seria usado na volta de qualificação.

Face ao aviso da FIA, a Ferrari já não pode utilizar a solução na qualificação do Azerbaijão, o que é apontando como a razão para a quebra de rendimento face às anteriores provas.

O alegado truque está relacionado ainda com um pedido de esclarecimento à FIA por parte da Ferrari, antes da temporada se iniciar, em que pretendia saber se se podia usar mais que um tipo de óleo no motor deixou também a Red Bull em “alerta”.

Também a Mercedes era suspeita de utilizar esta solução de injetar óleo na gasolina, mas tudo indica que o terá abandonado, até porque terá alinhado com a Red Bull para a sua proibição.

O próximo capítulo da temporada de 2017 tem lugar já dentro de dias com o Grande Prémio da Áustria.

Comentários

Veja mais