GP das Américas: penalização tira a pole-position a Márquez (atualização)

  • Redação Autoportal
Marc Márquez (Lusa)
Marc Márquez (Lusa)

Marc Márquez foi penalizado com três lugares na grelha de partida para o GP das Américas de MotoGP e perdeu a pole-position obtida na Qualificação deste sábado sendo relegado para a quarta posição da grelha de partida.

O piloto espanhol da Honda foi punido por rodar em andamento lento na trajetória ideal da pista e perturbar outro piloto – que, no caso, foi Maverick Viñales (Yamaha) que realizava uma volta rápida.

Vinãles, que tinha sido o segundo piloto mais rápido da Qualificação, fica assim com o primeiro lugar para a partida da corrida deste domingo passando Márquez para a segunda linha da grelha ficando com Valentino Rossi (Yamaha) ao seu lado com o quinto lugar.

O campeão do mundo deu as suas explicações na conferência de imprensa que se seguiu à Qualificação:

“Por azar tinha saído das boxes, não estava à espera que alguém viesse de trás e de repente ouviu o motor... porque eu estava mais atento ao [Andrea] Iannone do que a quem vinha atrás e quando ouvi o motor meti para dentro, assim que pude, mas parece que interferi na volta, apanhei três lugares de penalização na grelha... Não posso dizer mais nada, recebi o aviso... Fiz o tempo mais rápido, amanhã será a corrida.”

 

Márquez fez a volta mais rápida da Qualificação com 2m03.658s deixando Viñales a 4 décimos de segundo de distância. Mas, com esta penalização, o espanhol perdeu a hipótese de ter a sexta pole nas seis edições do Circuito das Américas no calendário do MotoGP – tendo ganho também as cinco corridas realizadas em Austin desde 2013.

Com o quarto tempo da sessão, Johann Zarco (Tech 3 Yamaha) sobe para o lado de Andrea Iannone (Suzuki) e Viñales na primeira linha. Jorge Lorenzo (Ducati) fecha a segunda linha com o sexto lugar. O líder do Mundial, Cal Crutchlow (LCR Honda) está na sétima posição sendo seguido pelo vice-comandante, Andrea Dovizioso (Ducati).

Pol Espargaró também foi penalizado com três lugares na grelha de partida depois de os comissário terem considerado que também prejudicou Thomas Luthi (Marc VDS) numa volta rápida do suíço devido a andamento lento na Q1.

O piloto da KTM cai do 12.º lugar para o 15.º lugar da grelha, que pode consultar a seguir de acordo com os resultados dos tempos assim que acabou a Qualificação e à qual tem de ajustar as penalizações referidas.

VEJA TAMBÉM:

[artigo original das 21h35 de sábado com atualizações às 23h09 e no domingo às 00h14]

Comentários

Veja mais