GP da Austrália: campeão Hamilton parte da «pole», Bottas parte o Mercedes

  • Redação Autoportal
Lewis Hamilton (Lusa)
Lewis Hamilton (Lusa)

Lewis Hamilton obteve a pole-position para o GP da Austrália com um tempo fantástico de 1m21.164s no Circuito de Melbourne arrancando com autoridade para a primeira prova do Mundial de Fórmula 1.

O campeão do mundo em título aumentou o seu recorde absoluto de «poles» para 73 com a volta mais rápida de sempre em Albert Park.

A Mercedes terminou a Qualificação no céu, mas começou a Q3 no inferno, pois Valtteri Bottas despistou-se à saída da Curva 2 e acabou por destruir o W09 ao bater no muro.

A Q3 ficou interrompida logo no início ainda sem qualquer marcação de tempos e foram necessários alguns minutos para retirar o Mercedes e os destroços da pista, enquanto o finlandês entrava no posto médico pelo seu pé.

Retomada a sessão, Hamilton mostrou que a Mercedes continua a impor a sua lei de mais forte deixando Kimi Raikkonen (1m21.828s) no segundo lugar da grelha a 0.624 segundos.

Sebastian Vettel (1m21.838s) rodou 1 centésimo mais lento do que o seu companheiro da Ferrari e ficou pela terceira posição tendo o Red Bull de Max Verstappen (1m21.879s) ao seu lado na segunda linha.

Daniel Ricciardo (1m22.152s) fez o quinto tempo, mas o segundo Red Bull irá para a oitava posição da grelha devido à já conhecida penalização, para trás dos dois Haas de Kevin Magnussen (será 5.º na grelha, com 1m23.187s) e Romain Grosjean (1m23.339), que confirmaram o excelente início de época batendo os dois Renault de Nico Hulkenberg (com 1m23.532, mas também à frente do australiano) e Carlos Sainz (1m23.577) na Q3.

Os dois McLaren ficaram pela Q2, assim como ambos os Force India. Os Willliams dividiram-se pelas duas rondas iniciais. Os Sauber e os Toro Rosso ficaram todos logo pela Q1.

Grelha de partida para o GP da Austrália:

1 Lewis Hamilton (Mercedes)    
    2 Kimi Raikkonen (Ferrari)
3 Sebastian Vettel (Ferrari)    
    4 Max Verstappen (Red Bull)
5 Kevin Magnussen (Haas)    
    6 Romain Grosjean (Haas)
7 Nico Hulkenberg (Renault)    
    8 Daniel Ricciardo (Red Bull)
9 Carlos Sainz Jr. (Renault)    
    10 Valtteri Bottas (Mercedes)
11 Fernando Alonso (McLaren)    
    12 Stoffel Vandoorne (McLaren)
13 Sergio Pérez (Force India)    
    14 Lance Stroll (Williams)
15 Esteban Ocon (force India)    
    16 Brendon Hartley (Toro Rosso)
17 Marcus Ericsson (Sauber)    
    18 Charles Leclerc (Sauber)
19 Sergey Sirotkin (Williams)    
    20 Pierre Gasly (Toro Rosso)

 

VEJA TAMBÉM:

Comentários

Veja mais