MotoGP: luta pelo título arranca no fim de semana

Marc Márquez
Marc Márquez

A nova temporada MotoGP arranca este fim de semana no Qatar. O ano de 2018 promete novas peripécias e uma nova luta pelo título que pertence atualmente a Marc Márquez (Honda).

O piloto espanhol vai procurar escrever mais uma página na história do motociclismo e alcançar o 'penta'. Se o fizer subirá ao mesmo patamar do australiano Mick Doohan (1994, 1995, 1996, 1997 e 1998), uma das maiores referências da modalidade. Mais que Doohan, só Giacomo Agostini, que soma oito títulos, e Valentino Rossi, sete vezes campeão do mundo.

A verdade é que Rossi não pretende baixar os braços, mesmo se os 39 anos de idade começam a "pesar". O desejo de continuar por mais dois anos na modalidade - com a Yamaha - não demove a vontade de subir novamente ao lugar mais alto do pódio e assinar o seu nome no livro de conquistas ao lado de Agostini. Enquanto for piloto, Rossi quer fazer história e promete não facilitar a vida de Márquez.

Mas, 'Il Dottore' não será o único italiano a perseguir o título. Andrea Dovizioso (Ducati), vice-campeão do mundo promete repetir a proeza do ano passado, em que a luta foi resolvida apenas na última corrida. Uma batalha que ficou marcada também pela dança de prioridades na Ducati, com Jorge Lorenzo a passar para "segundo plano" em relação a Dovizioso. Contudo, convém relembrar que Lorenzo "tirou" o título a Márquez em 2015.

Mas há mais pilotos a ter em atenção. Maverick Viñales (Yamaha), Dani Pedrosa (Honda) e Johann Zarco (Tech3) podem mexer com as contas e complicar os planos aos principais candidatos ao título MotoGP.

Conseguirá Márquez um campeonato "limpo" e livre de quedas? Será a M1 de 2018 mais fiável que a moto do ano passado e ajudar Valentino Rossi a atingir os objetivos? Como conseguirá a Ducati gerir a 'luta interna' entre Dovizioso e Lorenzo?

As respostas às questões já a partir de 18 de março, dia da primeira corrida do calendário 2018 do MotoGP: o GP do Qatar, que se realiza no Circuito de Internacional de Losail.

Comentários

Veja mais