MotoGP: Márquez dá um passo de gigante em Le Mans

  • Redação Autoportal
Marc Márquez (Lusa)
Marc Márquez (Lusa)

Marc Márquez (Honda) venceu o GP de França de MotoGP e reforçou – e de que maneira – a liderança do Mundial.

O pódio da quinta prova da época ficou completo com Danilo Petrucci (Pramac Ducati) no segundo lugar e Valentino Rossi (Yamaha) no terceiro posto.

O campeão do mundo deu um passo de gigante no caminho da renovação do título, pois a terceira vitória consecutiva de Márquez no campeonato foi complementada com quedas de todos os adversários mais diretos, com exceção para Maverick Viñales (Yamaha) – que é agora o segundo classificado do Mundial.

O espanhol da Honda vinha das vitórias em Austin e em Jerez e com 12 pontos de vantagem sobre Johann Zarco (Tech3 Yamaha), sendo estes seguidos por Viñales, Andrea Iannone (Suzuki), Andrea Dovizioso (Ducati) e Rossi atrás de si na classificação do campeonato.

A corrida de Le Mans acabou por dividir-se em duas direções: Márquez a dirigir-se ao primeiro lugar para igualar Casey Stoner com vitórias na classe rainha; os seus adversários a caírem, pelo outro lado.

Zarco começou logo mal à partida perdendo a pole position para Jorge Lorenzo, que domino as primeiras voltas. O espanhol da Ducati foi depois sendo passado pelos pilotos da frente do Mundial, mas não deixou de chegar ao fim – já outros…

Iannone caiu logo na primeira volta. Dovizioso não demorou muitas mais voltas, já depois de ter sido o primeiro a tirar a liderança a Lorenzo. Atrás do espanhol da Ducati, Márquez e Zarco lutavam pelo segundo lugar – até à queda do francês. O campeão do mundo ficou com a via aberta para discutir o triunfo com Lorenzo – Rossi estava longe e Viñales ainda mais para trás, fora do top 10.

Ainda antes do meio da Corrida, Márquez assume a liderança, que significou também o início da descida de Lorenzo na classificação. Petrucci e Rossi trataram de chegar ao pódio. Vinãles tratou de aproveitar para se chegar o mais que pôde à frente. E acabou por deixar França à frente de Zarco no Mundial – Rossi ficou a dois pontos do francês.

São três Yamaha na perseguição a Márquez, que tem mais 36 pontos do que a melhor delas. E uma grande «queda» de Dovizioso…

Classificação do GP de França de MotoGP:

Classificação do Mundial de MotoGP:

  Piloto Pontos
1 Marc Márquez (Honda) 95
2 Mavercik Viñales (Yamaha) 59
3 Johann Zarco (Tech3 Yamaha) 58
4 Valetino rossi (Yamaha) 56
5 Danilo Petrucci (Pramac Ducati) 54
6 Jack Miller (Pramac Ducati) 49
7 Andrea iannone (Suzuki) 47
8 Cal Crutchlow (LCR Honda) 46
9 Andrea Doviziozo (Ducati) 46
10 Dani Pedrosa (Honda) 29

O Filme da Corrida

Comentários

Veja mais