Motor F1 da Lamborghini volta a roncar

Minardi M191B foi restaurado pelo Polo Storico de Sant'Agata Bolognese
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Em 1992, o Minardi M191B chassi #003 corria no Mundial de Formula 1 com o motor Lamborghini LE3512 V12. O carro que foi de Christian Fittipaldi e Gianni Morbidelli há 26 anos volta a agora a roncar nas pistas depois do primeiro restauro de um monolugar pelo Polo Storico da Lamborghini.

O Minardi M191B #003 estava em exposição no Museu da Lamborghini, em Sant’Agata Bolognese. Sete meses de trabalho depois no Polo Storico e com o apoio de antigos engenheiros do projeto da Lamborghini nos anos 1990, o carro volta a roncar com a maioria dos seus componentes originais.

Pneus, depósito d combustível, unidade de controlo do motor, cintos de segurança e sistema de extinção de fogo forma substituídos, mas o restauro dos componentes originais foi regra, a começar pelo motor LE3512 de 12 cilindros desenhado por Mauro Forghieri com a potência original de quase 700 cv.

O ronco fez-se ouvir às mãos do piloto de fábrica da equipa Lamborghini Corse, Mirko Bortolotti, com Giancarlo Minardi como convidado de honra para este regresso à pista 26 anos depois. O Minardi M191B #003 fez as primeiras corrida da época 1992 da F1 sendo depois substituído pelo M191, também com motor Lamborghini.

O melhor resultado do carro agora restaurado foi um 11.º lugar obtido por Fittipaldi no GP de Espanha. Agora, depois de mais de 20 voltas sem qualquer problema, o clássico Minardi M191B está pronto para voltar a fazer-se ouvir nos campeonatos dedicados às corridas históricas da F1.

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