As PERSONALIDADES que nos deixaram em 2017

Nicky Hayden
Nicky Hayden

Na despedida de 2017 evoca-se os principais nomes do desporto motorizado que também nos deixaram neste ano que agora termina - e que ficou marcado por dois acidentes mortais para pilotos de motos nas vias públicas.

10 de março, JOHN SURTEES

Ficará para sempre conhecido como o piloto que foi campeão mundial nas principais categorias do Motociclismo e da Fórmula 1. John Surtees foi prolongando essa lenda até aos 83 anos da sua vida, quando faleceu em Londres devido a falhas respiratórias – lenda que ninguém pensará seriamente que poderá ser igualada e que continua para além da sua morte.

4 de maio, TIMO MAKKINEN

Considerado um dos grandes pilotos da década de 1970, mesmo sem ter conseguido qualquer título mundial nos ralis, Timo Makkinen morreu aos 79 anos de causas naturais. Com quatro triunfos no seu palmarés, o finlandês estrou-se a ganhar no seu país e teve uma especial queda para triunfar na Grã-Bretanha.

22 de maio, NICKY HAYDEN

Antigo campeão do mundo de MotoGP e piloto do campeonato de Superbikes, Nicky Hayden era um piloto muito conhecido e respeitado pelos seguidores do desporto e pelos colegas de profissão. A sua morte aos 35 anos chocou pela sua idade e pela forma fortuita com que aconteceu. Hayden faleceu vítima de um acidente de trânsito num cruzamento numa estrada pública em Itália quando treinava de bicicleta. O acidente continua sob a alçada das autoridades e o condutor do carro que com ele chocou foi recentemente indiciado pela justiça italiana.

3 de agosto, ANGEL NIETO

Foi a segunda figura do motociclismo mundial a falecer em 2017 e também ele morreu na sequência de um acidente de trânsito, em Ibiza, onde vivia. Treze vezes campeão mundial nas categorias mais baixas, entre 1969 e 1984, Angel Nieto tinha 70 anos. O espanhol foi abalroado por um carro por trás quando conduzia um quad e não resistiu aos ferimentos. O caso foi recentemente arquivado pela justiça.

Em Portugal, HORÁCIO FRANCO, piloto oito vezes Campeão de Ralis dos Açores e uma vez Campeão Nacional de Ralis Produção, faleceu aos 63 anos no dia 1 de março.

Comentários

Veja mais