Morbidelli: “Márquez está a ensinar-nos a cair de moto”

  • Redação Autoportal
| PC
Morbidelli
Morbidelli. Foto: Twitter Moto GP

Franco Morbidelli não é um piloto que seja conhecido por ter muitas quedas. Marc Márquez, pelo contrário, costuma ir muitas vezes ao chão. E o campeão do mundo está a ensinar os pilotos da Honda que as quedas são o resultado de tentar encontrar o limite da moto

A fabricante japonesa tem as duas motos da equipa oficial e fornece mais duas satélites: a LCR e a Marc VDS onde está Morbidelli. O italiano revelou agora o contacto próximo que existe com a equipa de fábrica e um dos ensinamentos que está a receber na sua estreia no MotoGP é o ter de cair, como Márquez está a ensinar.

“Geralmente, não gosto de cair. Não tinha muitas quedas no Moto2, tive muto poucas. Mas eu percebi que com uma moto, se queremos perceber o limite, temos de cair. Temos de forçar e tentar atingir o limite e é muito fácil cair quando se tenta encontrar o limite”, afirmou Morbidelli depois dos testes no Qatar, como escreve o «Motorsport.com».

Mas este processo não está a feito sem supervisão. E o professor é nada mais nada menos do que o campeão do mundo: “O Marc está a ensinar-nos. Ele disse-nos que o caminho são as quedas.” “Não temos de ser ganaciosos nesse caminho, mas se queremos aprender depressa temos de forçar muito”, explicou o italiano.

Os pilotos das equipas satélite estão não só a aprender na prática, como também na teoria tendo acesso aos dados da equipa de fábrica a respeito da Honda RC213V de 2018. “Os dados são uma bênção para mim. Aprender com esses pilotos é como ler a Bíblia, é como ler a Bíblia das motos”, afirmou Morbideli.

Comentários

Veja mais