WTCC: Thed Björk e Volvo sagram-se campeões

Thed Björk levou Volvo ao título WTCC 2017
Thed Björk levou Volvo ao título WTCC 2017

A temporada 2017 do Mundial de Carros de Turismo chegou ao fim no Qatar. Esta sexta-feira, Thed Björk (Volvo) sagrou-se campeão ao cruzar a meta em quarto lugar na corrida principal, ganha por Esteban Guerrieri (Honda).

Guerrieri conquistou a terceira vitória da temporada, enquanto que o quarto lugar do piloto sueco da Volvo foi mais do que suficiente para garantir o título.

O argentino liderou o caminho da pole position, enquanto Rob Huff (Münnich Citroën), ultrapassou o Volvo de Nicky Catsburg logo na primeira curva em Losail, assumindo o segundo lugar para não o largar até ao fim.

Mais atrasado no início, o Volvo de Yvan Muller e o Citroën de Mehdi Bennani (Sebastien Loeb Racing) andaram taco a taco, com Bennani a sair pior, caindo para a cauda da corrida e desistindo mais tarde devido a um furo. Um abandono que permitiu a Tom Chilton (Sebastien Loeb Racing) , vencedor da corrida de abertura, conquistar o título dos pilotos independentes.

Norbert Michelisz sabia que ia ser difícil conquistar o título graças ao aumento da diferença pontual entre o húngaro e Thed Björk que terminou a corrida de abertura no quinto lugar. A verdade é que não teve grandes hipóteses, pois Michelisz partiu do 11º na grelha para terminar em oitavo.

"É incrível, nem posso acreditar", disse Björk "Agora posso respirar novamente. Obrigado a todos. Sabia da pressão, mas todos a minha volta, a minha família e o meu treinador ajudaram-me. Estou muito feliz”, confessou o sueco.

A Polestar Cyan Racing e a Volvo ganham o título dos fabricantes, a 28,5 pontos da Honda.

Esta foi a última corrida WTCC no formato Super 2000 TC1, estando ainda por confirmar a adoção dos regulamentos e calendário TCR. A decisão deverá ser conhecida no dia 6 de dezembro (quarta-feira).

 

Comentários

Veja mais