Rali do Alto Tâmega volta 25 anos depois como "embaixador" da região

  • Redação Autoportal
Rali do Alto Tâmega
Rali do Alto Tâmega

O Rali do Alto Tâmega regressa às estradas de Boticas e Chaves, entre sábado e domingo, 25 anos depois da última edição para, segundo a organização, ser o “embaixador” da região em Portugal e no estrangeiro.

“O objetivo desse regresso é tornar a prova uma embaixadora da região do Alto Tâmega quer em Portugal quer fora das nossas fronteiras. A nossa intenção é internacionalizar o rali no futuro próximo”, afirmou à agência Lusa Nuno Loureiro, presidente do Clube Aventura do Minho (CAMI), que organiza a prova.

O Rali do Alto Tâmega realizou-se entre 1983 a 1993 e foi considerado como uma das provas de asfalto mais desafiantes dos ralis nacionais ostentando no seu palmarés de vencedores nomes carismáticos da época como os de Joaquim Santos, Joaquim Moutinho, José Miguel Leite Faria ou Fernando Peres.

Passados 25 anos, a prova regressa neste fim de semana e está inserida no calendário do Campeonato Norte de Ralis. A organização assume como objetivo voltar a integrar, dentro de poucos anos, o campeonato nacional de ralis.

Cartaz do Rali do Alto Tâmega

“Este sonho só foi possível de concretizar porque os municípios de Chaves e de Boticas abraçaram a ideia proporcionando os meios necessários para levar o rali para a estrada. Sem eles não seria possível”, afirmou Nuno Loureiro.

O “centro nevrálgico” da prova estará instalado em Chaves com o secretariado e gabinete de imprensa no Museu Nadir Afonso e a chegada do rali a ser feita em frente à Biblioteca Municipal.

Serão oitenta especiais de classificação, a que se juntam 70 quilómetros de ligação. Para além da superespecial de abertura, cumprida perto do perímetro urbano flaviense, o rali irá revisitar troços cronometrados “míticos” como os de Vidago-Boticas, pelas localidades de Nogueira, Bobadela e Ardãos até Soutelo (agora renomeado Seara Velha) e o de Chaves.

No Museu da Região Flaviense está patente até domingo a exposição "10 Anos de Rali no Alto Tâmega”, que reúne um rol de fotografias destacando a história da prova.

Comentários

Veja mais