GP do Japão: recorde de Vettel, despiste de Sainz e chuva para todos

Sebastian Vettel - Suzuka
Sebastian Vettel - Suzuka

Sebastian Vettel foi o piloto mais rápido do primeiro dia de Treinos Livres para o GP do Japão deste fim de semana fazendo a melhor volta de sempre ao Circuito de Suzuka com o tempo de 1m 29.166s.

O novo recorde ficou prenunciado desde que Lewis Hamilton saiu cedo para a pista – ainda madrugada em Portugal. Assim como a chuva. A ameaça de pista molhada levou os pilotos a começarem testar os carros logo no início da primeira sessão desta sexta-feira e o inglês da Mercedes bateu desde logo o tempo da pole-position do ano passado.

Hamilton foi marcando o ritmo até quase final dos TL1, que ficaram também eles marcados pelo forte despiste de Carlos Saiz, à saída da Curva 11. O Toro Rosso ficou bastante destruído depois de um forte embate nas barreiras e o arranjo do carro custará ao piloto espanhol uma penalização de 20 lugares na grelha de partida.

A sessão teve de ser interrompida, mas ainda ficaram cinco minutos para a Ferrari deixar a sua marca lançando os dois caros para a pista. Vettel fez o melhor tempo de sempre em Suzuka batendo o registo de Michael Scumacher de 2006 e colocando-se 2 décimos de segundos à frente de Hamilton.

Daniel Ricciardo ficou a 3 décimos do alemão e Kimi Raikkonen fez mais 4 décimos do que companheiro de equipa. Ou seja, entre do primeiro ao segundoo Ferrari ficaram quatro pilotos em menos de meio segundo. Valtteri Bottas foi o quinto a quase 1 segundo de Vettel.

A ameaça da chuva nos TL1 passou a realidade nos TL2 – e de que forma. Apenas cinco pilotos acabaram por marcar tempos. E seis carros nem sequer chegaram a fazer-se à pista encharcada depois de um adiamento de cerca de uma hora.

Lewis Hamilton fez o melhor registo com 1m48.719s deixando Esteban Ocon a 0.799s. Sergio Perez, Felipe Massa e Lance Stroll forma os outros que fizeram tempos cronometrados, no segundo 51 e 52.

A chuva promete continuar no sábado até aos TL3 e mesmo até à Qualificação...

Comentários

Veja mais