Sébastien Ogier (Ford Fiesta) foi quem beneficiou mais, porém, com os resultados da 10ª prova do calendário do WRC ao terminar no terceiro lugar e destacando-se no comando do campeonato depois de Thierry Neuville (Hyundai i20) ter saído da Alemanha sem pontos.
O piloto estónio venceu a segunda prova da carreira (e da época) no dia nacional do seu país no culminar de uma gestão exemplar no asfalto alemão depois de ter assumido a liderança na sexta-feira.
Tanak reconheceu ter feito «tempos perfeitos em condições traiçoeiras» na primeira parte do rali e que «depois foi gerir» não forçando sequer na Power Stage por qualquer ponto.
Agora, o piloto da M-Sport quer «continuar a lutar por vitórias e lutar pelo campeonato», que é liderado pelo seu companheiro de equipa tetracampeão mundial.
Ogier também não forçou andamentos depois do abandono de Neuville, no sábado, e acabou atrás de Andreas Mikkelsen (Citroën C3) na Alemanha.
Mas o francês somou 17 preciosos pontos para se destacar no campeonato, pois o regresso em força prometido pelo belga para lutar pelo triunfo na Power Stage ficou apenas pelo sexto lugar e sem pontos.
Classificação do Rali da Alemanha:
1. Ott Tänak (Ford Fiesta), 2h57m31.7s
2. Andreas Mikkelsen (Citroën C3), +16.4s
3. Sébastien Ogier (Ford Fiesta), +30.4s
4. Juho Hänninen (Toyota Yaris), +1m49.2s
5. Craig Breen (Citroën C3), +2m01.5s
6. Elfyn Evas (Ford Fiesta), +2m03.4s
7. Jari-Matti Latvala (Toyota Yaris), +3m58.2s
8. Hayden Paddon (Hyundai i20), +4m32.4s
9. Amin Kremer (Ford Fiesta), +10.19.4s
10. Eric Camilli (Ford Fiesta), +10m44.3s
(…)
A próxima prova do WRC é o Rali da Catalunha, no início de outubro.
Classificação do Mundial de Ralis:
1. Sébastien Ogier (Ford Fiesta), 177 pontos
2. Thierry Neuville (Hyundai i20), 160
3. Ott Tanak (ford Fiesta), 154
4. Jari-Matti Latvala (Toyota Yaris), 120
(…)
No WRC2, o terceiro lugar de Pontus Tideman entre os da sua categoria foi suficiente para o sueco do Skoda Fabia garantir o título de campeão sucedendo a Esapekka Lappi (vencedor em 2016).