Volta a Portugal a bordo de um Tesla virtual

Tesla Model 3
Tesla Model 3

Já é possível saber como é viajar num Tesla, sem precisar de estar ao volante de um modelo da marca de Elon Musk. Confuso? É simples.

No início de janeiro de 2018, o Grupo Tesla lançou uma versão online de sua ferramenta de simulação de viagens. A ferramenta permite que qualquer pessoa que viaje ao volante de um Tesla organize a viagem levando em consideração a particularidade desse carro: a sua propulsão elétrica. Na verdade, enquanto aqueles que viajam pelo país de norte a sul podem reabastecer em qualquer posto de combustível, os proprietários dos Tesla precisam pensar bem nas suas etapas.

A ferramenta foi previamente exclusiva aos proprietários de um carro Tesla: trata-se de uma ferramenta GPS integrada no computador de bordo do carro. Com esta versão online da marca criada por Elon Musk é possível simular a viagem escolhendo não só o modelo, mas também o tipo de bateria.

Porque o problema dos carros elétricos até agora é, naturalmente, a autonomia: enquanto um condutor de um carro a gasolina pode fazer vários quilómetros com um depósito cheio, um proprietário de um Tesla só pode esperar 500 km de autonomia com uma carga total. O simulador de viagens e as paragens são, portanto, fundamentais para evitar ficar apeado.

A ferramenta colocada online pela Tesla não é uma ferramenta GPS completa: não indica o caminho ao detalhe. Isso permite que veja estações de carregamento com Superchargers, a sua localização, o número de carregadores disponíveis e o tempo de recarga que deve ser fornecido.

Simulámos uma viagem de Lisboa até Albufeira, a bordo do Model S 100D, e o resultado foi este: uma viagem de 2 horas e 22 min para percorrer 256 km.

Quanto às estações de carregamento, será necessário fazer um “pequeno” desvio até Vilamoura.

Aliás, o site da Tesla permite consultar todos os pontos de carregamento do país. A localização dos Supercharger ainda não está disponível nesta ferramenta, mas deverá ser adicionado em breve. Portugal conta já com 2 Superchargers ativos (Fátima e Montemor-o-Novo) e tem várias ainda por abrir: Braga, Vila Real, Castro Verde, Guarda e Faro.

Comentários

Veja mais