Hyundai cria primeiro airbag para tetos panorâmicos

Airbag de tejadilho em desenvolvimento
Airbag de tejadilho em desenvolvimento

No mundo automóvel (e não só) as novas tendências podem ser esteticamente agradáveis, mas trazem consigo consequências. Por exemplo, em caso acidente de viação o tejadilho do carro pode colapsar, uma ocorrência particularmente perigosa se a superfície for feita de vidro. Nos casos mais extremos, os passageiros correm até o risco de serem “cuspidos” para fora da viatura.

Precisamente para tentar limitar o risco, a Hyundai decidiu lançar (através da sua subsidiária Hyundai Mobis) o primeiro airbag de teto panorâmico que permite que os passageiros desfrutem da vista, em segurança. A “invenção” da Hyundai já tinha sido pensada, mas está agora muito próxima de se tornar uma realidade.

A marca sul-coreana prevê a instalação do airbag dentro de um vidro temperado especial - fixo - que é adicionado ao teto panorâmico existente. Esta nova secção é adicionada para a traseira do carro, de modo que a almofada de ar seja inflada na direção dos bancos dianteiros.

Os engenheiros da Hyundai inspiraram-se no airbag cortina que desliza nas janelas e se desenrola em caso de impacto lateral. No caso do airbag panorâmico, quando detetado o capotamento do veículo, o sensor ativa o airbag que cobre toda a superfície do tejadilho de vidro em 0,08 segundos.

Para este dispositivo, a Hyundai registou 11 patentes. A tecnologia, de facto, é mais complexa que a dos airbags tradicionais, graças à necessidade de criar um teto panorâmico suficientemente grande para garantir a instalação do airbag, além da abertura completa.

A Hyundai produz airbags desde 2002 e apresentou vários projetos no setor nos últimos 15 anos. Os testes realizados até à data, mostraram que o uso deste airbag evita que os passageiros fiquem gravemente feridos.

Porém, ainda não data marcada para um teste EuroNCAP de colisão, que envolva capotamento. Contudo, deverá ser realizado ainda este ano.

Comentários

Veja mais