Novo Renault Mégane R.S. chega em maio

VÍDEO: Renault Sport Megane R.S.

Em 2003, a Renault inaugurava a sigla RS, entrando em competição com a Volkswagen e o seu famoso modelo GTI. Duas gerações depois, a promessa de desempenho desportivo mantém-se na marca francesa que lança em maio, um novo Mégane RS que promete...emoções fortes.

Design de competição

A evolução começa por fora. Os guarda-lamas estão mais largos 60 mm à frente e 45 mm atrás (em relação ao Mégane GT) e a distância ao solo inferior em 5 mm relativamente ao Mégane GT.

O espírito de competição está bem presente de corpo e alma, com pormenores importantes como: as saídas de ar laterais, a embaladeira específica, o defletor traseiro redesenhado, o pára-choques traseiro com difusor integrado, o difusor traseiro e os estribos de travões Brembo pintados de vermelho no chassis Cup.

Por dentro, o Megane RS apresenta uma melhoria na qualidade dos materiais. Uma dúzia de ajudas de condução, que vão desde o cruise control até o estacionamento sem manobras, aumentam a segurança e o conforto.

Condução desportiva por medida

O sistema MULTI-SENSE permite ao condutor escolher quatro modos de condução:

  • Comfort: uma regulação específica da resposta do motor e das leis de passagem da caixa de velocidades que reduz o consumo de combustível;
  • Normal: um equilíbrio adequado entre conforto, acústica e segurança, com um limiar de intervenção do ESP (controlo eletrónico de estabilidade) ideal para uma utilização no dia a dia;
  • Sport: um comportamento mais desportivo, que combina uma resposta do motor mais viva, melhor sonoridade, uma direção mais rígida e um limiar de intervenção do ESP atrasado;
  • Race: para uma utilização em circuito, o ESP é totalmente desativado e a parametrização do sistema 4CONTROL oferece ainda mais agilidade;
  • Perso: cada condutor pode personalizar as diferentes tecnologias e os sistemas de ajuda à condução integrados no automóvel.

Os diferentes modos estão acessíveis através do tablet tátil R-Link 2. O botão R.S. Drive oferece um atalho para os modos Sport (pressão breve) e Race (pressão longa).

Duas versões de chassis

O Mégane RS está disponível em duas versões de chassis, Sport ou Cup, compatível com uma transmissão mecânica ou automática EDC dupla embreagem. O capô esconde o motor turbo de 1,8 litros do Alpine A110, que debita 280 cv. As performances vão ao encontro das expectativas: vai dos 0 aos 100 km/h em 5,8 segundos e a velocidade máxima é de 255 km/h.

Caixa automática chega primeiro

O novo Mégane RS estará disponível a partir de maio com a versão Sport com a caixa automática EDC de seis relações. O preço começa nos 40 480 euros. A versão Sport com caixa manual chega um pouco depois por 38 780 euros, assim como a versão Cup.

Mas, quem quer “brincar a sério”, terá de esperar pelo final do ano pela versão “Trophy” com 300 cv e 400 Nm de binário. O preço ainda está por anunciar.

 

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