Novidades

Porsche GT3 RS ao estilo Tartaruga Ninja

Desportivo alemão tem o motor atmosférico mais potente de sempre
Texto

A Porsche revelou esta quarta-feira a última bomba da marca de Estugarda: o novo 911 GT3 RS. O desportivo promete atrair atenções no Salão de Genebra e deixar a concorrência verde de inveja.

Uma lâmina na estrada

Verde e preto é a combinação de cores escolhida pela Porsche para o novo GT3 RS, modelo de produção mais ameaçador de sempre… em estrada. O design mega desportivo pode suscitar dúvidas sobre a natureza do GT3 RS que, verdade seja dita, é um verdadeiro desperdício no trânsito.

A verdade é que o 911 GT3 RS foi feito para circular em estrada (preferência na Autobahn) e "com trela e açaime". É preciso controlo e força de vontade para dosear a potência do motor atmosférico de 4 litros, 6 cilindros de 520 cv (mais 20 cv que o anterior) e binário máximo de 9000 rpm. Acoplado a uma caixa PDK de sete velocidades, o GT3 RS vai dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,2 segundos e atinge uma velocidade máxima de 312 km/h. Números de deixar os cabelos em pé. O preço também, mas já lá vamos...

Alguns elementos foram aperfeiçoados neste novo GT3 RS em prol do comportamento dinâmico. A introdução de rótulas na suspensão, no lugar de rolamentos elastokinematic, contribuem para uma maior precisão. Além disso, conta com o conhecido sistema de eixo traseiro direccional. 

A aerodinâmica da carroçaria foi reforçada (está mais ampla) e tem a preciosa ajuda da imponente asa traseira fixa.

Peso pluma no ringue

A forte presença de fibra de carbono contribui para a diminuição de peso do Porsche GT3 RS, mas não só. A marca alemã introduziu alumínio e compostos de ferro em toda a estrutura principal; tejadilho em magnésio, pára-choques em poliuretano, etc... Nem as jantes escapam. São de liga leve de 20 polegadas (pneus 265/35) no eixo dianteiro e de 21 polegadas (325/30) no eixo traseiro.

No habitáculo, a insonorização foi trabalhada e os bancos baquets em fibra de carbono economizam peso e alimentam verdadeiras sensações desportivas. Os vidros estão também mais leves e os painéis das portas de construção ligeira com redes de arrumação.

Para os adeptos hardcore da velocidade, a Porsche oferece o pacote Weissach. O pacote engloba componentes adicionais em carbono para o chassis, habitáculo e exterior, assim como jantes opcionais em magnésio. Todos estes elementos reduzem o peso do 911 GT3 RS até aos 1430 kg.

Data e preço

Quem quiser ver o Porsche GT3 RS ao vivo, pode viajar até à Suíça onde este desportivo estará em exposição no Salão de Genebra (8 a 18 de março). Caso contrário, terá de esperar mais um pouco. O GT3 RS estará disponível no mercado português a partir de abril e a partir de....250 515€ .

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal