Carlos Vieira é o novo campeão nacional de ralis

Carlos Vieira sagrou-se campeão pela primeira vez
Carlos Vieira sagrou-se campeão pela primeira vez

Carlos Vieira (Citroën DS3) conquistou o primeiro título de campeão nacional de ralis, graças à vitória final e em 11 especiais do Rali do Algarve, relegando Pedro Meireles (Skoda Fabia) para a segunda posição do campeonato.Vieira sucede a José Pedro Fontes (Citroën DS3), que venceu os dois últimos campeonatos e ficou afastado da competição depois de sofrer um grave acidente no Rali de Portugal.

Desde o primeiro dos 155 quilómetros cronometrados no rali algarvio, que Carlos Vieira atacou a liderança de Meireles, campeão em 2014 e que partiu com uma vantagem de 8,34 pontos para a nona e última prova do Nacional. Em desvantagem, Carlos Vieira adotou um ritmo forte do princípio ao fim do rali e foi somando vitórias em classificativas, amealhando 0,38 pontos por cada um desses melhores tempos.

Vencer o rali assegurava, desde logo, cinco pontos a mais, mesmo que Pedro Meireles fosse segundo, mas os pontos somados com os triunfos nas classificativas fizeram a diferença nas contas finais.

Carlos Vieira venceu 12 das 13 especiais do rali e mesmo a anulação da sexta classificativa, depois do despiste de Miguel Nunes (Ford Fiesta), garantiram 4,18 pontos que, somados aos 25 da vitória, foram suficientes para conquistar o título nacional, por 0,84 pontos.

O Algarve foi o terceiro triunfo da época para Carlos Vieira, depois de ganhar em Espinho e Mortágua, igualando o registo de Pedro Meireles, que tinha vencido no Serras de Fafe, Rali de Portugal e Vidreiro.

Comentários

Veja mais