Ford cria exoesqueleto para ajudar trabalhadores

EksoVest criado para minimizar esforço físico dos trabalhadores da Ford
EksoVest criado para minimizar esforço físico dos trabalhadores da Ford

Preocupada com a saúde dos trabalhadores, a Ford uniu-se à empresa fabricante de próteses Ekso Bionics, para criar uma ferramenta capaz de minimizar o esforço realizado durante a execução de tarefas repetitivas e prevenir possíveis lesões. O resultado final é um colete chamado EksoVest que já está a ser utilizado em duas fábricas norte-americanas.

Trata-se de um exoesqueleto adaptado aos membros superiores (braços e tronco) que auxilia a mobilidade dos trabalhadores graças às suas características de construção. O EksoVest pode ser utilizado por trabalhadores com altura entre 1,52 m e 1,93 m, ajudando a levantar cargas entre 3 a 6 kg a cada braço.

"Colaborar com a Ford permitiu-nos testar e refinar protótipos iniciais do EksoVest com base nos registos dos trabalhadores da linha de produção ", refere Russ Angold, co-fundador e diretor de tecnologia da Ekso Bionics. "O resultado final é uma ferramenta capaz de reduzir a pressão sobre o corpo do trabalhador, diminuindo assim a probabilidade de lesão. Contribui para o bem-estar e aumenta a produtividade e o moral", explicou.

 

Comentários

Veja mais