A SEAT quer que você chegue bem a casa neste Natal

SEAT deixa conselhos preciosos para um Natal em segurança
SEAT deixa conselhos preciosos para um Natal em segurança

As épocas festivas pedem convívio e diversão, mas podem também provocar algum stress. Por várias causas: compras de presentes de última hora, trânsito caótico porque não foi o único a deixar as compras por fazer no dia 24 de dezembro, reencontros com “aqueles” membros da família, ou até mesmo os simples fatores meteorológicos.

Para quem quiser livrar-se de alguns problemas indesejados e que podem comprometer a segurança, a SEAT fez um vídeo esclarecedor com Javier Delgado, engenheiro do Departamento de Segurança Passiva da marca espanhola.

Ficam aqui transcritos alguns conselhos

- A árvore de Natal, como transportá-la?

  • “Se for muito grande deverá ser transportada no tejadilho e não no banco traseiro. A árvore deve ser colocada com o tronco para a frente e, por lei, apenas poderá ultrapassar a parte traseira do veículo em 15% do seu comprimento”. Para não causar estragos nem comprometer a segurança, “deverá ser presa às barras do tejadilho através de cintas com esticador”, explica Javier Delgado. Na condução, é prudente conduzir devagar e evitar autoestradas. 

 

- Como transportar os presentes de Natal?

  • Para arrumar os embrulhos sem comprometer a segurança, “devem ser colocados na bagageira e em nenhum caso sobre a chapeleira ou sobre o banco traseiro. Se o fizer, e no caso de uma travagem brusca a 50 km/h, um objeto de 30 kg pode multiplicar o seu peso por 25, transformando-se numa massa com 750 kg”, avisa o perito. Uma boa prática é “colocar os volumes mais pesados em baixo e tão atrás quanto possível, colocando os mais leves por cima”, acrescenta Delgado.

 

- Não conduza de sobretudo:

  • Mesmo que as temperaturas sejam muito frias no exterior não deve conduzir demasiado agasalhado, nem com luvas ou cachecol. “Dificultam a liberdade de movimentos e podem afetar a segurança. É preferível ajustar o sistema de climatização para uma temperatura de conforto de 22º C”, aconselha o perito em Segurança Passiva.

 

- Qual a melhor forma para desembaciar os vidros?

  • Nesta época é muito natural que os vidros embaciem. Embora a solução mais popular seja a de esfregar um pano ou até as costas da mão no vidro, é mais eficiente “ativar a função de desembaciamento da climatização do veículo, que através do ar condicionado retira a humidade do ar”.

 

 

Comentários

Veja mais