Vai o smartphone substituir a chave do carro?

  • Redação Autoportal
Digital Key
Digital Key

Os smartphones estão progressivamente a substituir a chave dos nosso carros e algumas marcas já oferecem mesmo esse recurso e outras parecem cada vez mais empenhadas nesse caminho. 

A tecnologia dos smartphone tem evoluído de forma muito mais rápida do que a dos automóveis, e por isso não existe ainda um padrão que permita que a mesma chave funcione em vários dispositivos. 

Contudo essa situação pode inverter-se em breve já que várias empresas tecnológicas e fabricantes do sector automóvel uniram-se para tentar ultrapassar este obstáculo, criando um consórcio para a conectividade do automóvel.

São mais de 70 empresas que fazem parte deste novo consórcio, onde se inclui a Apple, Samsung, LG, Panasonic, Qualcomm, NXP, BMW, Audi, Hyundai e Volkswagen. 

A ideia deste novo consórcio é a de produzir um padrão para a «Digital Key» - função que visa permitir que se possa desbloquear o carro e coloca-lo em funcionamento com segurança através de aplicação no telemóvel. 

A especificação do Digital Key 1.0, já lançada pelo consórcio, permite baixar a chave digital para o telefone e através do smartphone desbloquear, bloquear e até mesmo colocar o veiculo em funcionamento. 

Este consórcio garante o mais alto nível de segurança para a sua Digital Key 1.0, mas na forja está já o projeto de uma nova chave digital que deverá ser lançada no inicio de 2019 e que promete maior número de funcionalidades.

Resta esperar para ver...

Comentários

Veja mais