Hamilton quer ser vegan e abre polémica: "É um hipócrita"

Lewis Hamilton - Mercedes
Lewis Hamilton - Mercedes

Lewis Hamilton revelou que se tornou vegan (no que respeita à alimentação) a bem do combate às alterações climáticas – e também da sua saúde. Mas os criadores de animais não gostaram de ouvir as declarações do inglês quanto à poluição do meio ambiente e acusam-no de ser hipócrita enquanto piloto de Fórmula 1.

“Deixei de comer carnes vermelhas há dois anos”, revelou Hamilton à BBC acrescentando que a dieta de peixe mantida «na maioria do ano» também passou à história: “Cortei o peixe.”

“O que estamos a fazer ao mundo como seres humanos... a poluição que surge da quantidade de vacas que estão a criar-se é incrível. Dizem que é maior do que a que produzimos com os voos e os carros, o que é uma loucura. A crueldade é horrível e eu não quero participar nisso e quero ter uma vida mais saudável.”

Com chefs a tratarem-lhe das refeições quando está com a equipa, o piloto da Mercedes contou à «BBC» que só tem comido refeições à base de plantas e assume que «vai ser um verdadeiro teste» quando estiver em casa.

Mas está disposto a ir em frente: “Todas as pessoas que conheço que se tornaram vegan dizem que foi a melhor decisão que tomaram.” Hamilton ficou com um “documentário” por referência devido “a tudo o que põem na carne” e pelas consequências para a saúde que não vai “ignorar” – especialmente pelo histórico clínico da sua família adotando ele um comportamento “preventivo”.

Mas é na questão da poluição que a polémica estalou. Os produtores de alimentos de origem animal consideram as declarações de Hamilton “populistas” e “hipócritas”.

“Estes comentários populistas que estão a circular pelo mundo de que a carne, o leite e os ovos estão a arruinar o planeta são completamente irracionais», disse ao «Farmers Guardian» Abi Reader, produtora de leite, acrescentando também que “muitos vegan são forçados a tomar suplementos porque as suas dietas são insuficientes para obterem todos os nutrientes”.

James Robinson, também ele produtor de leite, afirmou que, “sem dúvida, ele é um hipócrita”.

“Dizer que se torna vegan para salvar o planeta é um comentário muito oco vindo de um competidor do desporto global menos amigo do ambiente em todo o mundo.”

Nas declarações ao «Farmers Guide», Robinson deixou mesmo um conselho a Hamilton: “Se quer realmente reduzir o CO2, sugiro-lhe que ponha o seu jato privado de lado e produza o seu próprio combustível para a F1 a partir dos vegetais que pensa comer.”

Comentários

Veja mais