Nissan diz-lhe se deve beber antes de guiar

VÍDEO: Se precisar de beber água este carro vai avisá-lo

Se vai estar ao volante, beba... muita água. A desidratação é prejudicial ao ato de guiar. Quando desidratados, os condutores cometem em média o dobro dos erros ao volante.

A Nissan está a encorajar os condutores a beberem, mas, claro, muita água. A desidratação é uma das causas do número de erros que as pessoas cometem na estrada ao volante de um carro.

O consumo de álcool em excesso tem as consequências graves que todos os condutores conhecem, mas pouco se sabe acerca dos problemas associados à falta de hidratação.

Para isso, um estudo foi elaborado em 2015, liderado pelo Instituto Europeu de Hidratação com a colaboração da universidade britânica de Loughborough. Os resultados agora conhecidos mostram que aqueles que bebem pouca água (apenas 25 ml) por hora cometem mais do que duas vezes mais erros na estrada do que aqueles que se hidratam convenientemente. Esses erros também são equivalentes aos apresentados pelas pessoas que conduzem com o nível de álcool no sangue de 0.08 por cento, em Portugal acima do limite.

Dois terços dos condutores, aproximadamente, não conseguem reconhecer sintomas de desidratação como cansaço, boca seca ou dor de cabeça e isso surge como um problema para a segurança na estrada.

De acordo com resultados de 2013, o consumo de água na quantidade adequada permite ter um tempo de reação 14 por cento mais rápido do que aqueles que não fazem o consumo na medida certa.

Por isso, a Nissan decidiu adaptar um dispositivo, primeiramente pensado para aplicar ao desporto, que permite identificar quando o utilizador está desidratado.

Aplicado no volante e nos bancos do carro, esta solução vai mostrar através de cores o nível de hidratação do condutor. Aqueles que estiverem perante desidratação, vão observar um tom amarelado quer no estofo do assento, quer no volante. Se estiver tudo bem, o tom a ver será azul.

Em conjunto com a marca alemã Droog, a fabricante de carros aplicou o SOAK nos automóveis. Esta é uma tecnologia sensível que adapta a uma superfície de tecido um sensor que reconhece níveis de suor e consegue detetar falta de hidratação.

Aplicado ao Nissan Juke Crossover, o volante e bancos dianteiros são um eficiente sistema de alarme para todos os condutores saberem que devem beber mais água antes de iniciarem uma viagem.

O vídeo, com o piloto Lucas Ordonez, retrata o funcionamento desta tecnologia automóvel.

Este carro avisa os condutores que devem beber água

Comentários

Veja mais