Honda Monkey ícone da década de 70 está de regresso

Honda Monkey 2018

 A Honda Monkey é, talvez, mais conhecida a nível mundial como um ícone simbólico da década de 70 do século passado, mas a sua primeira aparição ao público foi, na realidade, em 1961. Originalmente desenvolvida como um brinquedo para crianças e dotada de 49 cm³, este modelo tornou-se logo tão popular que foi desenvolvida uma versão homologada para a estrada, inicialmente exportada para a América e para a Europa em 1963 e que vinha com um depósito cromado e distinto, um guiador que se podia dobrar e rodas de 5 polegadas e montagem rígida.

A enorme popularidade  conquistada pela Monkey ficava a dever-se ao seu design bonito e do qual se gostava imediatamente e às suas dimensões super-reduzidas, bem como ao seu "peso-pluma" – características que faziam da Monkey original uma moto muito divertida de conduzir na cidade.

Em 1969 as suas rodas cresceram para 8 polegadas de diâmetro e, a partir de 1970, este modelo ganhou ainda mais popularidade com a adição de uma forquilha de desmontagem rápida, para que fosse ainda mais fácil colocá-la na mala do carro.

Agora em 2018, a mini-moto simbólica da Honda foi "reinventada" para os dias de hoje, com um estilo fortemente inspirado no modelo original, mas complementado por sistemas modernos como uma forquilha USD na frente, dois amortecedores atrás, painel de instrumentos LCD, travões ABS com IMU e iluminação integral de LEDs.

Já o seu motor de 125 cm³ e refrigeração por ar debita uma potência de 6,9 kW (9,5CV)  e um peso em ordem de marcha de apenas 107 kg.

A caixa de velocidades tem 4 mudanças e o motor exibe consumos reduzidos, apenas 1,49 l/100 km (67 km/l).

Na senda do sucesso da moderna MSX125, que veio satisfazer o desejo por uma moto versátil e de tamanho reduzido para os centros urbanos, é chegada a altura do renascimento e do regresso da Monkey, um modelo que foi actualizado para a vida nas cidades do século 21.

Naturalmente, o estilo clássico da Monkey serviu de inspiração para este novo modelo. A sua silhueta trapezoidal destaca as formas compactas e acrescenta-lhe substância e profundidade. As superfícies simples e curvadas foram desenhadas independentemente umas das outras e caracterizam toda a Monkey.

O depósito reluzente tem capacidade para 5,6 litros de combustível e está pintado na mesma cor do quadro, do braço oscilante e dos amortecedores traseiros e é o ponto forte em termos visuais deste modelo, exibindo com orgulho o logótipo histórico 3D Old Wing da Honda. Os dois guarda-lamas da Monkey em aço cromado e montados em posição alta – juntamente com a protecção de escape característica, os espelhos retrovisores de formato circular e o guiador alto – prestam todos homenagem ao modelo original. 

A Monkey de 2018 vai estar disponível em três esquemas cromáticos, a saber:  Amarelo Banana / Branco Ross; Vermelho Pérola Nebula/Branco Ross e Preto Pérola Shining/Branco Ross.

Comentários

Veja mais