FIA: Jean Todt reeleito presidente

Jean Todt reeleito Presidente da FIA
Jean Todt reeleito Presidente da FIA

Sem surpresas, John Todt foi reeleito esta sexta-feira Presidente da Federação Internacional do Automóvel (FIA). O francês de 71 anos não tinha oposição e parte assim para o terceiro e último mandato à frente do organismo que irá liderar por mais quatro anos.

Todt tem um longo passado ligado ao desporto motorizado. Foi piloto de ralis, na qual se sagrou vice-campeão do mundo em 1981. Dedicou-se nos vários cargos que acumulou em equipas de ralis, resistência e Fórmula 1, tendo sido diretor-geral da Ferrari. Daí surgiu uma forte amizade com o antigo-piloto Michael Schumacher.

Foi eleito Presidente da FIA pela primeira vez em 2009 contra o ex-piloto finlandês Ari Vatanen (135 votos contra 49). Foi reeleito em 2013, sem candidato à oposição.

Todt fez da segurança rodoviária prioridade durante todo o seu percurso na presidência da FIA. Com David Lappartient na União Ciclística Internacional e Jean-Christophe Rolland, Presidente da Federação Internacional de Remo, é o terceiro francês à frente de uma importante federação desportiva mundial.

 

Comentários

Veja mais