Ferrari perde exclusividade do nome Testarossa

Empresa de brinquedos ganha ação em tribunal
Texto
Ferrari Testarossa
Ferrari Testarossa

A Ferrari perdeu a exclusividade sobre o nome de um dos modelos mais icónicos da sua história: a denominação Testarossa, utilizada no desportivo produzido entre 1984 e 1996. O nome surgiu de uma adaptação dos míticos 250 Testa Rossa da década de 50.

Segundo o jornal alemão Zeit und Spiegel, a marca italiana viu-se obrigada a renunciar aos direitos da denominação depois de uma ação judicial avançada por um fabricante de brinquedos na Alemanha, a Autec AG.

O tribunal de Dusseldorf decidiu atribuir o registo do nome à empresa alemã, baseando a sua decisão no facto de a Ferrari não utilizar o nome Testarossa há mais de duas décadas.

Em sua defesa, a marca italiana argumentou que continua a dar assistência e a vender peças para o restauro dos modelos Testarossa, mas o tribunal considerou que tal não era o suficiente para manter a exclusividade, uma vez que esses serviços eram prestados pela Ferrari e não por uma entidade denominada Testarossa.

“Uma marca tem de ser utilizada para poder ser protegida, algo que, neste caso, a empresa não fez”, pode ler-se no comunicado, citado pelo Motortrend.

A Ferrari ainda pode apelar da decisão. Se não o fizer o nome Testarossa poderá ser utilizado para qualquer finalidade pela empresa alemã, que fabrica desde bicicletas até máquinas de barbear.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal