O carro de sonho de Tom Hanks

Fiat 126
Fiat 126

Tudo começou com uma brincadeira do conhecido ator, que agora se concretiza. Tom Hanks, que esteve de viagem em Budapeste no último outono, deparou-se com vários exemplares do Fiat 126hp, apelidado na Polónia de “Maluch” [“O pequeno”].

A curiosidade demonstrada pelo ator, que publicou no Twitter diversas fotografias junto de vários exemplares do modelo, despertou a atenção dos seus entusiastas e, uma em particular, Monika Jaskólska, que teve a ideia de presenteá-lo para que soubesse “o que [o carro]representa para os polacos”.

“Para nós, é um carro excepcional. Adoramo-lo. Nos anos 1970 e 1980, os polacos viviam praticamente dentro dele e faziam tudo com ele. Íamos para a igreja casar-nos, saíamos de férias e transportávamos nele os materiais para construir as nossas casas”, contou Jaskolska à AFP.

Após ter recolhido o dinheiro através do Facebook, comprou de um colecionador, por 2.000 euros, um Fiat 126p de 1970. O automóvel foi restaurado e personalizado pela Carlex Design, empresa polaca especializada em personalização automóvel.

E nem a conhecida paixão de Hanks por máquinas de escrever foi esquecida, razão pela qual foram incluidos interruptores que se assemelham aos de uma máquina de escrever antiga. O resto do carro foi atualizado com materiais de qualidade, com estofamento em couro e um logotipo que o identifica com a inscrição ‘Bielsko-Biala for Tom Hanks’ e ‘One of One’.

“O importante é que Tom Hanks possa conduzir um Fiat 126p, o que não será fácil, pois ele é um homem muito alto”, afirmou Jaskolska. “O sonho seria que ele viesse um dia a Bielsko-Biala”, acrescentou.

O ator receberá o veículo nos Estados Unidos graças à LOT, companhia aérea da Polónia que ofereceu transportá-lo de forma gratuita.

Comentários

Veja mais