I.D. Crozz apresenta o Roadmap E da Volkswagen

Volkswagen I.D. CRozz
partilha

A Volkswagen apresenta em estreia no Salão de Frankfurt o I.D. Crozz, o terceiro elemento da família elétrica composta também pelo I.D. e pelo I.D. Buzz. A revelação do concept é feita também em forma de lançamento do plano da VW para ter 80 veículos elétricos até 2025.

O primeiro investimento será de 6 mil milhões de euros nos próximos cinco anos, com 2020 a ser de viragem para a marca com o lançamento do I.D. no segmento Golf e do I.D. Crozz no segmento SUV.

O I.D. Buzz – que recupera a histórica Pão de Forma – será lançado em 2022.

O I.D Crozz agora estreado é um cruzamento entre um SUV e um coupé de 4 portas, em que as portas de correr traseiras não só não passam despercebidas como fazem parte da essência de open space para o interior co carro.

Novas funcionalidades medirão a qualidade do ar dentro do carro, por exemplo, mas um novo assistente de voz ganha destaque permitindo abrir e fechar as portas e também ativar ou desativar o modo totalmente automático I.D. Pilot.

Com zero emissões e o sistema elétrico de propulsão das quatro rodas 4Motion, com um motor a trabalhar por cada eixo (e a bateria ao centro co carro), produzindo 225 kW (306 cv), o I.D. Crozz atingirá uma velocidade máxima de 180 km/h. Uma carga da bateria permitirá uma autonomia de 500 km, com o carregamento em sistema rápido de 80% em meia hora

Até 2025, a marca alemã quer «trazer 80 novos veículos elétricos aos clientes» sendo 50 exclusivamente com bateria e 30 híbridos plug-in – numa perspetiva de investimento a ascender aos 20 mil milhões de euros em 2030.

Este é o chamado pela Volkswagen «Roadmap E», programa de desenvolvimento maciço de veículos elétricos.

Comentários

Veja também