Porsche 911 GT2 RS: 700cv, tudo atrás, aligeirado

  • Luís Neves
Porsche 911 GT2 RS

O mais rápido e mais potente 911 homologado para estrada já é oficial. O 911 GT2 RS conta com um motor de cilindros opostos, biturbo, com 700 cv, e já pode ser encomendado em Portugal, com preços a partir dos 336.805 euros.

A pesar 1.470 kg com o depósito de combustível cheio, este 911 acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,8 segundos. Tem tração traseira, transmissão de dupla embraiagem (PDK) com sete relações específica (não se confirmou a caixa manual) e alcança uma velocidade máxima de 340 km/h.

O motor tem por base o bloco de 3,8 litros com 580 cv que o 911 Turbo S utiliza. De forma a incrementar a performance, foram adotados novos e maiores turbocompressores, ao mesmo tempo que foi aumentado o volume de ar que é enviado para as câmaras de combustão. O sistema de escape desenvolvido especificamente para o GT2 RS é construído em titânio ultra-leve, pesando cerca de sete quilos menos face ao que é utilizado no 911 Turbo.

Exteriormente, este 911 de pista com permissão para circular na via pública distingue-se pelas enormes entradas e saídas de ar e uma imponente asa traseira. As jantes são de 20 polegadas à frente, 21 atrás, sendo que o 911 GT2 RS conta com o sistema Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB) de série.

As asas dianteiras, a ventilação das cavas das rodas, as proteções exteriores dos retrovisores Sport Design, as entradas de ar nas laterais da traseira e partes da secção traseira são construídas em plástico reforçado com fibra de carbono (CFR), tal como muitos dos elementos no habitáculo.

O capot também é elaborado em carbono para tornar o veículo o mais leve possível, enquanto o tejadilho é construído em magnésio. Todas as partes da carroçaria foram moldadas com uma forma mais alargada.

Pacote Weissach opcional com uma redução de 30 kg no peso

Em opção está disponível o pacote Weissach, que oferece uma redução no peso de cerca de 30 quilos. Inclui elementos adicionais feitos de plástico reforçado com fibra de carbono e titânio.

Por exemplo, o tejadilho e as barras antirolamento são em carbono, assim como as barras de acoplamento de ambos os eixos. As jantes de magnésio reduzem tanto o peso bruto como o peso não suspenso. A tampa do compartimento da mala e o tejadilho com acabamento em carbono recebem uma tira central da mesma cor do veículo para um visual mais distinto.

O habitáculo do 911 GT2 RS é dominado pela Alcântara em vermelho, pela pele em Preto e por peças interiores com um acabamento em tecido com padrão de carbono.

Reservado exclusivamente aos proprietários do 911 GT2 RS é o cronógrafo 911 GT2 RS, um relógio especial, com caixa em titânio, disponível por 9.768 euros.

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