Audi Q8 apresenta-se ao mundo... e chega já neste ano

  • Redação Autoportal
Audi Q8 apresenta-se ao mundo

A Audi fez nesta terça-feira a estreia mundial do Q8, o novo SUV da marca dos quatro anéis.

A apresentação aconteceu em Shenzhen, na China, onde decorreu a Audi Brand Summit. A chegada à europa do SUV coupé de luxo da marca alemã está agendado para o terceiro quadrimestre deste ano.

“O Audi Q8 combina a elegância de um coupé de quatro portas de luxo com a versatilidade prática de um grande SUV. Ricamente equipado, amplamente conectado e duro o suficiente para o serviço off-road, é um companheiro de confiança para o trabalho e para o lazer”.

A família Q aumentou e, como refere a Audi, com o seu SUV “de topo”, grande no tamanho e no luxo e com um estilo coupé. Mais largo, mais baixo e mais curto do que (como lhe chama a Audi) o “modelo irmão Q7”, o espaço interior do Q8 vai do sistema que possibilita três lugares atrás até aos 1.55 litros de capacidade para bagagem com os bancos traseiros rebatidos.

Este novo Q8 traz também a nova cara da Audi com a grelha octogonal à frente de um design com muitos pormenores do original quattro.

No interior, dois ecrãs com resposta «MMI touch» controlam o infoentretenimento e a navegação (este com 10.1 polgedas) e a climatização (este com 8.6 polegadas). A inteligência artificial nos controlos por voz vai ao ponto de perceber a frase “tenho fome” para indicar restaurantes próximos.

O painel de instrumentos é exibido ao condutor pelo totalmente digital cockpit virtual Audi com um ecrã de alta resolução de 12.3 polegadas com duas visualizações e dispondo também de visualização no para brisas. Os vários assistentes de condução estendem-se até ao parqueamento remoto.

Com luzes LED standard, com muitas funções através da app myAudi, mas rodas direcionais apenas sob opção, o Q8 tem tração integral, com um ratio de 40:60 entre os eixos frontal e traseiro (separados por quase 3 metros), mas que é adaptável na transferência das forças para o eixo com melhor tração.

A suspensão a ar ajustável e o sistema híbrido leve (com tecnologia MHEV – Mild Hybrid Electric Vehicle) com um sistema elétrico de 48 volts são regra, com o novo Audi Q8 a estrear.se no mercado com o motor de 3.0 litros TDI (Q8 50 TDI) com 282 cv de potência e 600 NM de binário máximo.

A aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em 6.3 segundos e a velocidade máxima é de 232 km/h

No próximo ano chegarão o 3.0 litros diesel (Q8 45 TDI) com 228 cv e o 3.0 litros TFSI a gasolina (Q8 55 TFSI) com 335 cv.

Comentários

Veja mais