Renault apresenta o novo Kadjar

Renault revela novo Kadjar

Lançado em 2015, o Renault Kadjar impôs-se no segmento dos SUV compactos, graças ao estilo fluído, às qualidades dinâmicas e ao conforto.

O novo Kadjar, agora revelado , apresenta um estilo mais dinâmico e mais moderno. Na dianteira, o Kadjar mantém a assinatura luminosa em forma de C, identitária da gama Renault. Os piscas em LED são integrados nos faróis diurnos. Já os faróis de nevoeiro integram a tecnologia LED Pure Vision (que divide por seis a energia necessária face aos de halogéneo), mas tornam-se retangulares, o que reforça o espírito «fora-de estrada» do Novo Kadjar.

Na traseira, os piscas, também eles de LED, integrados no pára-choques, tornam-se mais finos e mais elegantes. A grelha frontal, de maiores dimensões, recebe elementos cromados, reforçando assim a identidade visual deste novo Kadjar.

No interior o novo SUV da Renault apresenta um habitáculo mais moderno e um nítido progresso na perceção de qualidade.

O novo ecrã multimédia táctil de 7 polegadas integra o sistema R-LINK 2, enquadrado, nas laterais, pelas teclas de controlo. Este novo ecrã é agora perfeitamente alinhado com a superfície do painel de bordo. O sistema multimédia R-LINK 2 do Novo Kadjar está equipado com a função de replicação do smartphone e é compatível com o Android Auto e o Apple CarPlay. O utilizador pode, portanto, afixar as suas aplicações favoritas (compatíveis com a condução) diretamente no ecrã do automóvel.

Os passageiros traseiros dispõem de duas entradas USB para ligar telefones, tablets, consolas de jogos, etc… As lâmpadas de iluminação do solo, colocadas junto às portas dianteiras, facilitam o acesso a bordo em locais sem iluminação.

A preocupação com os detalhe é comprovada pelas inserções de cromado ´setinado´ nos arejadores, nas pegas das portas e na consola central. As portas integram novas zonas para os comandos dos vidros e dos retrovisores elétricos, agora devidamente iluminadas para facilitar a utilização noturna.

Os bancos dianteiros dispõem de regulação do comprimento do assento, enquanto a retenção lateral foi reforçada, de modo a assegurar um maior conforto. A integração de novos arejadores na consola central garante o conforto térmico dos ocupantes do banco traseiro.

Já em matéria de arrumação, a bagageira do Kadjar apresenta 527 litros de capacidade. O banco traseiro, com rebatimento 2/3-1/3, pode ser rebatido de uma só vez, graças às pegas «Easy Break» situadas nas laterais da bagageira. As costas do passageiro dianteiro podem ser totalmente rebatidas, o que permite o carregamento de objetos com mais de 2,5m de comprimento.

Em matéria de motorização o novo Kadjar adota a mais recente geração de motores da Renault, que integram as mais recentes tecnologias anti-poluição, com o objetivo de respeitarem as normas em vigor, mas também proporcionarem melhores desempenhos, com consumos mais reduzidos.

Entre os motores disponíveis destaque o 1.3 TCe desenvolvido pela Aliança em cooperação com a Daimler. Este bloco de quatro cilindros, que garante um funcionamento suave e sem vibrações, está equipado com um filtro de partículas (FAP) que se regenera, automaticamente, a intervalos regulares. Este novo motor TCe FAP será proposto em quatro variantes: TCe 140 FAP caixa manual, TCe 140 FAP caixa EDC, TCe 160 FAP caixa manual e TCe 160 FAP caixa EDC.

Quanto às motores a Diesel estão equipados com um sistema de redução catalítica seletiva (SCR), considerado como o melhor dos sistemas de tratamento dos óxidos de azoto (NOx). Esta tecnologia permite reduzir as emissões poluentes, sem qualquer impacto no desempenho do motor. Os novos motores do Kadjar, com a designação «Blue dCi», são, aliás, mais potentes que os anteriores.

Deste modo o motor Blue dCi 115 tem mais 5 cavalos e mais 10 Nm de binário que o motor da geração anterior. Este motor está disponível com caixa manual e será, posteriormente, equipado, também, com a caixa automática de dupla embraiagem EDC.

Já o bloco Blue dCi 150, conta com um aumento de potência de 20 cavalos face ao anterior modelo, proporciona performances de alto nível. Associado a uma caixa de velocidades manual, estará disponível nas transmissões 4x2 e 4x4.

A transmissão integral 4WD do Kadjar beneficia do know-how da Nissan e dispõe de três modos de funcionamento à escolha:

2WD: transmissão apenas às rodas dianteiras

Auto: a repartição do binário entre os dois eixos é pilotada eletronicamente. Até 50% do binário pode ser transferido para as rodas traseiras.

Lock: o diferencial central é «trancado» e transmite, em permanência, 50% do binário para as rodas traseiras. Este modo está reservado para utilizações todo o terreno e está disponível até aos 40 km/h.

Os modos são selecionados através de um botão colocado na consola central, por detrás da alavanca da caixa de velocidades.

O Kadjar dispõe de uma altura ao solo de 200 mm que lhe permite afrontar terrenos difíceis sem dificuldade. Os ângulos de ataque e de fuga são, respetivamente, de 17° e 25°.

 

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