O primeiro Porsche volta a sair à rua

Porsche "Nº1" volta a sair à rua

A Porsche está a celebrar 70 anos e neste ano de 2018 fez voltar à estrada o seu primeiro carro, o Porsche 356 Roadster “Nº1”.

Originário como “Type 356 VW desportivo” foi oficialmente conhecido como “Sport 356/1” sendo apresentado aos «media» no circuito suíço de Bremgarten em julho de 1948. O primeiro salão automóvel a ver o "Nº1" foi o de Genebra, assim como o seu primeiro dono vivia em Zurique. O regresso à rua voltou a fazer-se na Suíça.

Com carroçaria de alumínio, os eixos, volante, rodas e travões são originários do VW Beetle, bem como o motor de 1.1 litros que a Porsche aumentou para 35 cv de potência (mais 10) suportarem o peso de 585 kg conseguindo-se uma velocidade de 135 km/h.

Como a Porsche não tinha fundos para suportar a produção em série dos 356, o “Nº1” foi vendido na Suíça em dezembro a Peter Kaiser, um arquiteto alemão que vivia em Zurique, que pagou 7.500 francos suíços.

Após algumas alterações feitas no carro, Kaiser vendeu-o iniciando uma série de «passagens de testemunho» até (um certo) Franz Blaser o ter devolvido à Porsche em 1958 em troca de um 356 Speedster novo. O carro de quatro velocidades (cujo motor ainda conserva o número original) voltou para a Porsche em 1958 e, depois de uma longa paragem, foi restaurado para sair do museu e voltar à rua.

O curto passeio na Suíça foi acompanhado por outros quatro clássicos da Porsche: um 356 A 1600 S Coupé, um 356 B 1600 Super 90 Coupé, um 356 A 1600 S Speedster e um “ultrararo” dos 34 exemplares fabricados do 356 B 2000 GS Carrera 2 Cabriolet de 1962.

Comentários

Veja mais