Europa: venda de carros a gasolina ultrapassa os diesel

Combustíveis
Combustíveis. Pixabay

Desde 2009 que não acontecia, mas na Europa o comércio de carros a gasolina ultrapassou agora os a gasóleo, de acordo com a Associação Europeia de Fabricantes Automóveis (ACEA).

O mercado europeu, que era liderado pelos carros a gasóleo, sofreu uma alteração de paradigma e agora quem reina é a venda de automóveis a gasolina.

Os números da ACEA mostram que houve um crescimento de 10 por cento na venda de carros a gasolina durante o primeiro semestre deste ano, comparativamente com o período homólogo.

Já os carros a diesel vendidos na Europa, numa relação com o mesmo período, desceram 4 por cento.

Em  comparação com os primeiros seis meses de 2016, o total de novos registos de carros a diesel ronda agora os 46,3 por cento contra 50,2, em números reais, uma diminuição de 152.323 carros vendidos no velho continente.

No caso da gasolina, onde houve crescimento, passou-se de 45,8 por cento para 48,5, ou seja, mais 328.615 carros comercializados.

Estes números aumentam, contudo, as preocupações no que diz respeito às metas traçadas na Europa acerca das emissões de dióxido de carbono para a atmosfera.

A respeito disso, o secretário-geral da ACEA diz que os governos têm que fazer mais pelo incentivo ao consumo de carros de propulsão alternativa.

É preciso fazer mais para encorajar os consumidores a optarem por este tipo de veículos. Nomeadamente, criando os incentivos certos e disponibilizando uma verdadeira rede de postos de carregamento em toda a União Europeia”, afirmou Erik Jonnaert.

Comentários

Veja mais