Vídeo: Seat testa carro inteligente em Espanha

  • Redação Autoportal
Seat connected car
Seat connected car

A Telefónica e a Seat apresentaram esta terça-feira o primeiro caso de uso do projeto Cidades Tecnológicas 5G desenvolvido em Segóvia ao equiparem um veículo e a infraestrutura rodoviária com tecnologia que lhes permite trocar informação, convertendo-se no primeiro passo para o uso da rede móvel nas comunicações veiculares V2X em cenário urbano real.

Para isso a Seat disponibilizou um veículo do modelo Ateca equipado com a última tecnologia em conectividade e modificado para poder fazer advertências ao condutor através do painel de instrumentos. A iniciativa também se realizou em colaboração com a FICOSA, a empresa que fabricou o dispositivo de comunicações C-V2X integrado no Ateca, enquanto a SICE, fabricante e concessionária da infraestrutura rodoviária, dotou da necessária conectividade as estruturas de semáforos, e a NOKIA desenvolveu a plataforma de comunicação entre o veículo e a infraestrutura rodoviária.

Desta forma foram testados dois exemplos de condução assistida nas ruas de Segóvia: aviso ao veículo por parte do semáforo de que existe um peão a atravessar na passadeira numa esquina fora da linha de visão à direita, e aviso ao veículo por parte do semáforo de que este está a prestes a passar para vermelho. É o veículo que calcula se, mediante a sua posição, velocidade e trajetória, tem tempo para passar o semáforo. Em caso negativo, um alerta é disparado no painel de instrumentos de modo a que o condutor possa realizar uma travagem controlada.

Esta experiência enquadra-se no projeto Cidades Tecnológicas 5G, posto em marcha pela Telefónica no passado mês de janeiro para converter as cidades de Talavera de la Reina e Segóvia em cenários reais de 5G onde serão postos em uso tanto o desenvolvimento tecnológico como os casos de uso que põem em evidência as capacidades da nova geração da rede de telefones móveis.

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