BMW faz 'recall' de 30 mil i3 nos Estados Unidos

BMW i3 e i3s
BMW i3 e i3s

Por causa de um estado norte-americano, a BMW foi obrigada a suspender a venda do modelo i3 nos Estados Unidos e a recolher os veículos vendidos desde 2014, ano de estreia do carro elétrico nesse continente.

São cerca de 30 mil as unidades alvo de 'recall' devido a um problema detetado pela Administração Nacional de Segurança Rodoviária Norte-Americana (NHTSA)

De acordo com um teste da NHTSA, o BMW i3 apresenta um problema de segurança em caso de choque frontal para condutores femininos do "5º percentil" caso não usem cinto de segurança. Ou seja, mulheres com cerca de 1,50 cm de altura e cujo peso começa nos 50 kg, correm sérios riscos de sofrer lesões graves no pescoço neste tipo de acidente, se não usarem cinto de segurança.

O problema parece simples de resolver. Para evitar as graves lesões, basta apertar o cinto. Mas, não é assim tão simples. É que o uso de cinto de segurança é apenas obrigatório por lei em 49 dos 50 estados dos EUA. New Hampshire é a exceção com o uso de cinto de segurança a ser opcional por para adultos, e obrigatório para menores de 18 anos.

O assunto está a ser debatido nas redes sociais por parte de proprietários de modelos BMW i3, muitos dos quais funcionários de concessionários BMW que tinham conhecimento prévio do recolher obrigatório.

De momento, a BMW não sabe como resolver a questão. Certo é que a marca está obrigada a suspender a venda do modelo no mercado norte-americano. E isso vai sair bem caro à marca bávara que já fez uma declaração oficial.

"A BMW tem um longa e bem documentada história de pesquisa dos mais altos níveis de segurança ativa e passiva. Num recente teste de colisão realizado pela Administração Nacional de Segurança Rodoviária (NHTSA) ao BMW i3 - especificamente o teste de barreira rígida para pequenos adultos (NHC de 5 ° percentil feminino), o ocupante do lugar do condutor recebeu cargas ligeiramente acima do limite.

 

Enquanto os testes de conformidade da BMW mostraram resultados bem abaixo dos limites exigidos, testes mais recentes mostraram resultados inconsistentes. Consequentemente, a BMW emitiu um recall e está a trabalhar com a organização para entender as diferenças nos resultados do teste. Uma solução está a ser estudada.

 

Os sistemas de segurança passiva da BMW são otimizados para o uso do cinto de segurança. Os proprietários da BMW i3 devem ter certeza que o veículo responde bem em caso de acidente com uso de cinto de segurança. A BMW recomenda que todos os ocupantes do veículo apertem os cintos de segurança antes de conduzir e os mantenham assim durante a viagem."

Comentários

Veja mais