Bosch e Daimler vão ter serviço de "shuttle" autónomo em 2019

  • Redação Autoportal
Bosch e Daimler
Bosch e Daimler

A Bosch e a Daimler estão ultimar processos de desenvolvimento da condução totalmente autónoma para veículos em cidade, sem intervenção de um condutor (nível SAE 4/5). Os dois parceiros escolheram a Califórnia como o local-piloto para a primeira frota de testes.

Desta forma no segundo semestre de 2019, as duas empresas vão oferecer um serviço "shuttle" de transporte com veículos autónomos, em rotas selecionadas, numa metrópole californiana. Está previsto que a Daimler Mobility Services seja a operadora desta frota de testes e do serviço de mobilidade baseado numa aplicação de smartphon.

Este projeto-piloto irá demonstrar como os serviços de mobilidade, por exemplo, a partilha de veículos (car2go), viagens "a pedido" (mytaxi) e as plataformas multimodais (moovel) podem ser interligadas de forma inteligente. Por outro lado, ambos os parceiros optaram pela empresa de tecnologia norte-americana Nvidia para fornecer a plataforma de inteligência artificial como parte da sua rede de unidades de controlo.

Para o desenvolvimento conjunto de um sistema de condução de veículos totalmente automatizado e sem condutor, a Bosch e a Daimler baseiam-se na sua experiência no ramo automóvel acumulada ao longo de muitas décadas para introduzir inovações "amadurecidas" e seguras no mercado.

As operações de teste servirão para revelar que esta nova tecnologia pode ser uma solução para os problemas de muitas cidades que sobrecarregam cada vez mais o sistema de transportes existente.

Comentários

Veja mais