Mercedes apresentou o novo SUV elétrico EQC

  • Redação Autoportal
V?DEO: Novo Mercedes-Benz EQC

A Mercedes revelou esta terça-feira em Estocolomo, na Suécia, o novo SUV EQC , o primeiro veículo da casa germânica a ser lançado sob a marca EQ e com o qual a Mercedes inicia a ofensiva para conquistar mercado à Tesla no domínio dos veículos premium 100% elétricos.

Com o seu design claro e detalhes em cores típicas da marca, este novo SUV é pioneiro num visual elétrico de vanguarda, representando o idioma de design de luxo progressivo. No que diz respeito à qualidade, segurança e conforto, o EQC é o Mercedes-Benz entre os veículos elétricos, altamente convincente na soma dos seus atributos, que são também acompanhados por um desempenho dinâmico, graças a dois motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro com uma potência combinada de 300 kW (408cv).

Uma estratégia operacional sofisticada permite que a este SUV da Mercedes um alcance elétrico de mais de 450 km de acordo com o NEDC (dados provisórios).

Em virtude das suas proporções, o EQC é classificado como um SUV. A linha de tejadilho alargada e o layout das janelas com uma cintura baixa e a traseira coupé posicionam o EQC entre um SUV e um SUV coupé.

Uma característica marcante na frente é a grande superfície do painel negro que envolve os faróis e a grelha. Pela primeira vez, o painel preto é delimitado no topo por uma fibra ótica, como uma ligação visual entre as lâmpadas de circulação diurna tipo-lanterna, sendo esta uma característica típica da Mercedes-Benz. À noite, cria uma faixa de luz horizontal quase ininterrupta. As caixas internas e os tubos dos faróis MULTIBEAM LED estão personalizadas em preto de alto brilho. Os contrastantes tons de cor confirmam discretamente a associação do modelo à nova família EQ: listas azuis em fundo preto e lettering MULTIBEAM também em azul.

O interior de alta qualidade do EQC também é pioneiro num visual eletrónico de vanguarda. Um exemplo é o contorno nervurado do painel de instrumentos, que se assemelha às nervuras de refrigeração de um amplificador hi-fi. O painel de instrumentos é projetado como um cockpit orientado para o condutor. Um dos principais destaques visuais do cockpit são as saídas de ar planas com abas coloridas em rosé-dourado.

Como o primeiro modelo da Mercedes-Benz a ser lançado sob o novo produto e tecnologia da marca EQ, o EQC apresenta um novo desenvolvimento de sistema de tração com transmissões elétricas compactas em cada eixo. Estes dão ao EQC as características de condução de uma tração integral.

Para reduzir o consumo de energia e aumentar o dinamismo, as transmissões elétricas são configuradas de maneira diferente: o motor elétrico frontal é otimizado para a melhor eficiência possível no intervalo de carga média a baixa, enquanto o traseiro determina o dinamismo. Juntos, geram uma potência de 300 kW (408cv) e um máximo de 765 Nm.

Os engenheiros da Mercedes-Benz aprimoraram o conforto sonoro em diversas medidas. No EQC, os motores são isolados por montagens de borracha em dois pontos: onde o motor se conecta ao chassis e onde o chassis se conecta à carroçaria. Este isolamento efetivo é complementado com medidas de isolamento. Como resultado, o interior do EQC é extremamente silencioso.

A bateria de iões de lítio, com 80 kWh (NEDC), fornece energia ao veículo. O consumo de energia e a autonomia dos veículos elétricos dependem muito do estilo de condução. O EQC admite cinco programas de condução, cada um com características diferentes: COMFORT, ECO, MAX RANGE, SPORT e ainda um programa adaptável individualmente. Nos modos de condução mais económicos, o EQC estimula o motorista a economizar energia. O condutor também é capaz de influenciar o nível de recuperação usando os comandos do volante.

O sistema ECO Assist oferece ajuda ao condutor por exemplo, alertando quando é apropriado desacelerar, apresentando dados de navegação, reconhecimento de sinais de trânsito e informações dos assistentes de segurança inteligentes (radares e câmaras).

A Mercedes já fez saber que  produção do EQC terá inicio em 2019 na fábrica da Mercedes-Benz em Bremen. O novo EQC será integrado à produção em série contínua como um veículo totalmente elétrico. Em paralelo, a produção de baterias próprias para o EQC vai decorrer na fábrica de baterias expandidas em Kamenz (perto de Dresden).

O novo SUV elétrico da Mercedes vai chegar ao mercado no próximo ano e terá um preço equivalente ao do SUV GLC com motores de combustão.

Dados técnicos

Emissões de CO2

0 g/km

Consumo de energia (NEDC)

22.2* kWh/100 km

Autonomia (NEDC)

Mais de 450* km

Sistema de Direção

2 motores assíncronos, tração às quatro rodas

Potência em kW (cv)

300 kW (408 cv)

Binário máximo

765 Nm

Velocidade máxima

180 km/h (limitada)

Aceleração 0-100 km/h

5.1 s

Bateria

Iões de Lítio

Potência Bateria (NEDC)

80 kWh

Peso da bateria

650 kg

Comprimento / largura (com espelhos) / altura

4,761/1,884 (2,096)/1,624 mm

Largura dos eixos (FR/TR)

1,625/1,615 mm

Distância entre eixos

2,873 mm

Capacidade da bagageira

ca. 500 l

Peso vazio/Peso bruto/Carga útil

2,425*/2,930/505 kg

Peso max. reboque (12 %)

1,800 kg

Mercedes apresentou o novo SUV elétrico EQC

Comentários

Veja mais