Vision Urbanetic: a frota autónoma Mercedes para pessoas e mercadorias

  • Redação Autoportal
V?DEO: Viagem ao futuro Mercedes com o Vision Urbanetic

A Mercedes apresentou o conceito de mobilidade urbana sustentável para o futuro com os olhos postos no conforto e na eficiência energética. Mas não só, o Vision Urbanetic é a ideia de um veículo autónomo composto por vários módulos que se adapta ao serviço (por encomenda - «on-demand») de transporte quer de pessoas quer de mercadorias.

Esta plataforma modular de condução (exclusivamente) autónoma movida a baterias para uma taxa zero de emissões (e de ruído) estará provida de uma infraestrutura IT inteligente com auto-aprendizagem para antecipar as necessidades do transporte.

Como veículo concebido para o transporte partilhado, um dos seus fins é a redução do tráfego aliviando as infraestruturas das cidades e melhorando a qualidade da vida urbana. A um chassis comum podem ser acoplados dois módulos: um de transporte de pessoas (com capacidade para 12) e outro de transporte de mercadorias (com 10 m3).

O objetivo é prover o meio ambiente de uma frota urbana de veículos autónomos cumprindo não só as necessidades habituais, mas, aprendendo com estas rotinas, antecipar e prever necessidades futuras – como, por exemplo, recorrendo aos dados do centro de controlo, antecipar o envio de veículos para uma zona onde a concentração de pessoas começa a ser identificada.

Mercedes apresenta conceito Vision Urbanetic

Comentários

Veja mais