A Mazda continua determinada a surpreender. A marca japonesa escolheu um mecanismo bastante original para os que sofrem de ansiedade de ficar sem bateria no carro elétrico.
Martjin Ten Brink, vice-presidente de vendas da Mazda na Europa, divulgou a informação ao site holandês ZERauto: o motor Wankel (rotativo) vai voltar. A Mazda irá lançar o primeiro modelo elétrico da marca (“do tamanho de um Mazda 3") como parte da estratégia "Zoom Zoom 2030", e o motor Wankel será proposto, como opção, como extensor de autonomia.
A Mazda promete um motor de apenas um rotor, do tamanho de “uma caixa de sapatos” cujo único objetivo é alimentar as baterias quando estas estiverem vazias.
Como funciona o motor Wankel
Criado pelo engenheiro alemão Felix Wankel, o motor rotativo não tem cilindros, não tem válvulas, bielas, etc. Em vez de cilindros, tem uma câmara onde o rotor se move de forma circular. Para perceber melhor, veja este vídeo: