Condutores tiram os olhos da estrada 7% do tempo ao volante

Peugeot i-Cockpit
Peugeot i-Cockpit

Durante uma hora de viagem, os condutores tiram os olhos da estrada…demasiadas vezes. No total são três quilómetros feitos sem prestar atenção, segundo um estudo levado a cabo pela Peugeot em Inglaterra.

Em 2016, foram registados 1445 acidentes fatais na Grã-Bretanha e deste número, 397 casos foram provocados por falta de atenção à estrada. Ora, a marca francesa estudou vários condutores que realizaram 25 viagens idênticas de 10 quilómetros ao volante de vários modelos SUV, com uns óculos especiais - Tobii Pro Glasses 2, equipados com seis pequenas câmaras que detetam o posicionamento da retina a cada 0,05 segundos.

Os resultados revelaram que, em média, durante uma hora de viagem percorrida a 50km/h, tira-se os olhos da estrada 7% do tempo. Ou seja, no total foram percorridos 3350 metros prestar atenção.

A Peugeot encomendou o estudo para destacar o inovador sistema i-Cockpit, que possui um volante menor e um painel de instrumentos elevado que permite menos movimentos oculares durante a condução. No Peugeot 3008 com sistema i-Cockpit, a atenção melhorou de 93% para 95%, graças ao posicionamento do velocímetro. Além disso, os condutores verificaram a velocidade com mais frequência (três vezes mais).

Comentários

Veja mais