Volkswagen marca arranque da frota autónoma para 2021

Volkswagen Sedric
Volkswagen Sedric

A Volkswagen tem agendado o ano de 2021 para o arranque dos seus primeiros carros totalmente autónomos.

Os testes começarão na Alemanha, na fábrica de Wolfsgurgo, onde a VW tem o seu quartel-general.

A frota de veículos elétricos autónomos de nível 5 (totalmente autónomos em todos os modos de condução) que está nos planos da Volkswagen será composta por carros de passageiros, furgões e camiões.

No Salão de Frankfurt, o projeto autónomo foi apresentado com o concept do Sedric – do inglês «self-driving car» (carro de condução autónoma») – projetado (e revelado em Genebra) para transportar até quatro pessoas.

“A nossa equipa está já a trabalhar em ideias para uma família inteira Sedric de veículos totalmente autónomos para a cidade, para uma mobilidade luxuosa de longo alcance através de furgões de entregas e de camiões pesados”, afirmou em Frankfurt o CEO da VW, Matthias Mueller, citado pelo «Automotive News».

Os testes vão começar «em casa» com o Sedric de quatro lugares já revelado: “Em breve vamos entrar no processo de testes transportando empregados na nossa fábrica de Wolfsburgo.”

O responsável pela estratégia digital do Grupo Volkswagen revelou que as frotas de carros totalmente autónomos para partilha estão inicialmente previstas para rodar entre “duas a cinco cidades”, frisando o «Automotive News», a partir de 2021 e utilizando os serviços de mobilidade associados da VW como o Moia e o Gett.

«Esperamos que o Senado [dos EUA] aprove legislação [sobre os carros autónomos] a meio do próximo ano. Assim que acontecer, deverão seguir-se o Dubai, a Singapura e a China», referiu Johann Jungwirth.

Comentários

Veja mais