Volvo concept 360c: a proposta inovadora do futuro da mobilidade

  • Redação Autoportal
V?DEO: Volvo 360c o futuro da mobilidade

A Volvo Cars apresentou esta quarta-feira a sua visão para o futuro da mobilidade. Trata-se do Volvo 360c, um protótipo que assenta numa visão holísticano na qual o modo de viajar é autónomo, elétrico, conectado e seguro. 

Este prototipo  tem como base um automóvel completamente autónomo, totalmente elétrico, e sem necessidade de condutor humano. Este concept car consegue maximizar o espaço disponível através de um design inovador com ausência de volante, pedais e de motor de combustão. Assim, é possível reinventar a disposição tradicional dos passageiros em filas de 2 ou 3 pessoas.

O 360c apresenta 4 disposições possíveis para veículos de condução autónoma - todos com capacidade de reinventar a forma como as pessoas viajam. Apresenta também uma proposta inovadora e global sobre a forma como os modelos autónomos poderão comunicar com todos os outros utilizadores da estrada.

“O negócio irá mudar nos próximos anos e a Volvo deverá ser capaz de liderar essa mudança na nossa indústria. A condução autónoma irá possibilitar dar o próximo grande passo em matéria de segurança e abre a possibilidade a novos modelos de negócio muito interessantes no qual as pessoas poderão passar tempo de qualidade no automóvel a fazer o que verdadeiramente lhes interessa”, sublinhou o presidente e CEO da Volvo Cars Håkan Samuelsson.

O 360c representa um concorrente alternativo para as viagens aéreas de curta distância, uma indústria multibilionária composta por companhias aéreas, fabricantes de aeronaves e outros fornecedores de serviços.

As viagens relativamente curtas, nas quais a distância entre a origem e o destino é de cerca de 300 km serão aquelas com maior potencial para um modo de viajar disruptivo e alternativo.

Estima-se que, só nos Estados Unidos, mais de 740 milhões de passageiros tenham utilizado voos domésticos no último ano. Se incluirmos, para além do tempo efetivo de transporte, o tempo gasto no aeroporto, na segurança, ou em tempos de espera, trajetos como New York - Washington DC, Houston - Dallas e Los Angeles - San Diego demoram mais tempo a realizar pelo ar do que por automóvel.

Para além dos potenciais grupos de novos clientes para o negócio da Volvo Cars, o 360c traz consigo implicações para o futuro da mobilidade, do planeamento das cidades, das infraestruturas e da pegada ecológica das sociedades modernas. Este novo concept reinventa, não só a forma como as pessoas viajam mas também a forma como elas interagem com a família e os amigos durante as mesmas, e como elas podem vir a ganhar tempo enquanto viajam nas cidades do futuro.

A Volvo apresenta o futuro da mobilidade

Comentários

Veja mais