Volvo apresentou o camião autónomo do futuro

  • Redação Autoportal
V?DEO: O futuro camião autónomo da Volvo

A Volvo apresentou agora a sua particular visão sobre o que será o camião do futuro. Trata-se de um veículo que aposta na tecnologia autónoma e dispensa condutor e segundo a marca pretende aumentar a eficiência do transporte rodoviário.

A proposta da Volvo dá pelo nome de Vera e conta com motores elétricos sendo totalmente autónomo, comandado à distância através de um centro de controlo. Este camião não tem a tradicional cabine, mas conta com atrelado.

Esta proposta da Volvo Trucks pode estar dotada de sensores avançados, que permitem a localização do camião num mapa, com grande precisão, ,para além de determinar a sua velocidade na estrada perante as condições do transito de forma a assegurar a segurança das suas viagens.

O camião do futuro da Volvo passa igualmente por um centro de gestão integrada de frotas, que permite observar a posição do camião, a sua rota, controlar a carga transportada e o consumo da energias das suas baterias.

“Este projeto é mais um resultado das soluções inovadoras que estamos a desenvolver na área de automação, eletromobilidade e conectividade”, afirmou Lars Stenqvist, diretor de tecnologia do Grupo Volvo durante a apresentação do Vera.

Este protótipo da Volvo foi projetado para operar em portos, zonas industriais, dentro de pavilhões, centros logísticos e onde quer que seja necessário o transporte pesado de mercadorias.

Embora a Volvo já tenha referido que este protótipo do Vera não vai chegar a produção, a empresa sueca esclareceu que no futuro vai trabalhar com uma série de clientes selecionados com os quais pretende desenvolver este tipo de tecnologia.

O futuro camião autónomo da Volvo

Comentários

Veja mais